A Atividade Comercial Recriando o seu Espaço

Autores

  • Heliana Comin Vargas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i4p65-77

Resumo

Este artigo discute o relacionamento entre a atividade comercial varejista e o espaço urbano, em sua mais recente versão. A análise da evolução da atividade comercial, através do tempo, e do fenômeno shopping center no mundo e, principalmente, em São Paulo, demonstra que as localizações estratégicas, como fator fundamental para o desenvolvimento das atividades varejistas, estão cedendo, cada vez mais, o seu lugar às estratégias dos negócios Esta constatação indica a necessidade de se repensar as teorias locacionais então vigentes, de forma a possibilitar um controle mais eficiente sobre o desenvolvimento urbano

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ESTADO DE S. PAULO. Investimentos em quatro anos chegam a US$ 2 bilhões. São Paulo. 22 ago. 1991.

ESTADO DE S. PAULO. Aumentam Shopping no Interior. São Paulo. 26 jun. 1991.

FOLHA DE S. PAULO. Em Moema, novo pólo comercial da cidade. São Paulo. 18 abr. 1982.

GALBRAITH, John Kenneth. O novo Estado Industrial. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

GATTO, Francisco. Cambio tecnológico neofordista y reorganização productiva; primeras reflexões sobre sus emplicaciones territoriales. EURE. Santiago, v. XVI, n. 47, p. 7-34, 1989.

HIRSCHMAN, Alberto. As paixões e os interesses; argumentos políticos para o capitalismo antes de seu triunfo. Tradução de Lúcia Campello. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

JORNAL DA TARDE. Os shoppings crescem e vão investir mais. São Paulo, 19 maio 1989.

JORNAL DA TARDE. Cidade faz corrida aos shoppings. São Paulo, 02 ago. 1990.

LAM PARELLI, C. M. et al. Nota introdutória sobre a construção de um objeto de estudo: O Urbano. Estudos FUNDAP, n. 1, p. 4-27, 1983.

LIPOVETSKY, Gilles. O império de efêmero. A moda e seus destinos na sociedade moderna. São Paulo: Cia. das Letras, 1989.

VARGAS, Heliana C. Eficiência da intervenção do Estado na localização comercial. In: III ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, Anais, 1989.

VARGAS, Heliana C. Comércio: localização estratégica ou estratégia na localização. São Paulo, 1992, Tese (Doutorado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

ZIMMERMANN, Gustavo. Diagnóstico do Segmento do Comércio. In: São Paulo no Limiar do Século XXI; perspectivas dos setores produtivos 1980-2000. Org. CANO, Wilson. Convênio IPT-FECAMP-UNICAMP-INSTITUTO DE ECONOMIA. Campinas, 1990.

Downloads

Publicado

1993-12-19

Edição

Seção

nao definida

Como Citar

Vargas, H. C. (1993). A Atividade Comercial Recriando o seu Espaço. PosFAUUSP, 4, 65-77. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i4p65-77