Vicissitudes e Permanências: Produção, Saúde e Urbanização na Região de Campinas - SP

Autores

  • Kleber Pinto Silva Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i5p105-124

Resumo

Este estudo apresenta a estruturação do equipamento público de saúde na cidade e na região de Campinas, como um dos braços dos processos sociais, econômicos e políticos que transformam permanentemente a sociedade. Neste sentido, o desenvolvimento das cidades, assim como todos os elementos arquitetônicos e urbanísticos nele contido, apresenta-se como a feição material de tal estruturação. A questão do setor saúde e de seus espaços também comparece aqui como uma destas materialidades. Num outro nível, complementar ao discutido, outra questão comparece neste trabalho, o rebatimento dos processos de estruturação da cidade na construção do desenho regional. Com base nestes pressupostos, descreve-se parte da história urbana da cidade de Campinas e de sua região, além da constituição de seu sistema de saúde da segunda metade do século 19 aos anos 70 deste século

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Kleber Pinto Silva, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
    Aluno de doutorado - FAUUSP

Referências

BADARÓ, Ricardo de Souza Campos. O plano de melhoramentos urbanos de Campinas (1934-1962). São Carlos, 1986. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.

CAMPINAS. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Planejamento. Campinas: subsídios para a elaboração do Plano Diretor. Campinas: Secretaria Municipal de Planejamento, Prefeitura Municipal, 1991.

CAN ESQUI, Ana Maria, QUEIRÓZ, Marcos de S. Campinas: população, situação de saúde e organização do cuidado médico. Campinas: Núcleode Estudosde Políticas Públicas, Universidade Estadual de Campinas.

CANO, Wilson. Desequilíbrios regionais e concentração industrial do Brasil: 1930-1970. São Paulo: Global; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1985.

CANO, Wilson. Raízes da concentração industrial em São Paulo. 2. ed. São Paulo:T. A. Queiroz, 1983.

FELICIELLO, Domenico. Atenção primária e política de saúde. Campinas: PucCamp, 1985. (mimeo)

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Enciclopédia dos municípios brasileiros. Rio de Janeiro: IBGE, 1957. v. XXVIII, v. XXIX, v. XXX.

L'ABBATE, Solange. O direito à saúde: da reivindicação à realização. Projetos de política de saúde em Campinas. São Paulo, 1990. Tese (Doutorado) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.

MARIANO, Júlio. Grandes estabelecimentos hospitalares de Campinas, ligados a instituições diversas. In: Monografia histórica do município de Campinas. Rio de Janeiro: IBGE, 1952.

MASCARENHAS, Rodolfo dos S. Contribuição para o estudo da administração sanitária estadual em São Paulo. São Paulo, 1949. Tese (Livre-Docência)-Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo.

MATOS, Odilon Nogueira de. Café e ferrovias: a evolução ferroviária de São Paulo e o desenvolvimento da cultura canavieira. 4. ed. Campinas: Pontes, 1990.

MONBEIG, Pierre. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Hucitec e Polis, 1984.

OLIVEIRA, Jandira L. de. Contribuição para a história da saúde pública paulista: o projeto de revitalização do Museu de Saúde Pública Emílio Ribas. São Paulo, 1986. Dissertação (Mestrado)- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

PAULA, Carlos F. de. Assistência pública. In: Monografia histórica do município de Campinas. Rio de Janeiro: IBGE, 1952.

PEREIRA, Wlademir. Campinas na atualidade. In: Monografia histórica do município de Campinas. Rio de Janeiro: IBGE, 1952.

PETRON E, Maria Thereza Schorer. A lavoura canavieira em São Paulo: expansão e declínio (1765-1851). São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1968.

PUPO, Celso Maria de Mello. Campinas, seu berço e juventude. Campinas: Academia Campinense de Letras, 1969.

SÃO PAULO. Secretaria de Economia e Planejamento, Coordenadoria de Ação Regional. 5ª região administrativa: diagnóstico. São Paulo: Secretaria de Economia e Planejamento, Coordenadoria de Ação Regional, 1973.

SÃO PAULO. Padrões funcionais e espaciais da rede urbana do estado de São Paulo. São Paulo: Secretaria de Economia e Planejamento, Coordenadoria de Ação Regional, 1975.

SÃO PAULO. Problemas emergentes do estado de São Paulo: subsídios à elaboração de uma estratégia. São Paulo: Secretaria de Economia e Planejamento, Coordenadoria de Ação Regional, 1976.

SÃO PAULO. Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Centro de Pesquisa e Estudos Urbanísticos. Regionalização do estado de São Paulo: saúde. São Paulo: USP, FAU, CPEU, 1967.

SEMEGHINI, Ulysses Cidade. Campinas (1860a 1980):agricultura, industrialização e urbanização. Campinas, 1988. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Economia, Universidade Estadual de Campinas.

SILVA, Kleber Pinto. Urbanização e sistema de saúde na região de Campinas/SP. São Carlos, 1993. Dissertação (Mestrado) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.

TARTAGLIA, José C., OLIVEIRA, Osvaldo L. de. Agricultura e interiorização do desenvolvimento em São Paulo. In: Modernização e desenvolvimento no interior de São Paulo. São Paulo: UNESP, 1988.

ZALUAR, Emílio Augusto. Peregrinação pela província de São Paulo. São Paulo: Edusp, Belo Horizonte: Itatiaia, 1975.

Downloads

Publicado

1995-04-19

Edição

Seção

nao definida

Como Citar

Silva, K. P. (1995). Vicissitudes e Permanências: Produção, Saúde e Urbanização na Região de Campinas - SP. PosFAUUSP, 5, 105-124. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i5p105-124