Arte Moderna, Trabalho e Resgate Humanístico do Cotidiano na Capela do Cristo Operário: São Paulo, 1951-1967

Autores

  • Mauro Claro Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Maria Irene Szmerecsanyi Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i5p139-149

Resumo

Através da Capela do Cristo Operário, este trabalho analisa uma tentativa de organização de trabalhadores fabris na periferia de São Paulo na década de 50. O projeto de ação social sediado na Capela instaurou-se em relação a três parâmetros: ao padrão estético do modernismo; à base política da auto-gestão da empresa capitalista; ao padrão moral do catolicismo na sua vertente socialhumanística do 2Q pós-guerra. As possibilidades abertas, para uma pesquisa acadêmica, pela inclusão direta e explícita da consideração estética num projeto social vão no sentido de ressaltar a importância das utopias do modernismo para a transformação do ambiente social.

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Biografia do Autor

  • Mauro Claro, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
    Artista plástico e mestrando da FAUUSP
  • Maria Irene Szmerecsanyi, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
    Professora Doutora de Fundamentos Sociais da Arquitetura de Teoria do Conhecimento e de Metodologia Científica aplicadas à Arquitetura e ao Urbanismo

Referências

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Publicado

1995-04-19

Edição

Seção

nao definida

Como Citar

Claro, M., & Szmerecsanyi, M. I. (1995). Arte Moderna, Trabalho e Resgate Humanístico do Cotidiano na Capela do Cristo Operário: São Paulo, 1951-1967. PosFAUUSP, 5, 139-149. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i5p139-149