O Modelo das cidades-jardins no norte do novo Paraná

Autores

  • Maria Irene Szmrecsanyi Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i8p178-197

Resumo

Examino a hipótese de que os projetos da região do Norte Novo do Paraná e de suas principais cidades, Londrina e Maringá, apresentem influência do modelo das cidades-jardins, tal como idealizado por Ebenezer Howard e desenhado por Unwin, Park e Soissons. Considero se isto poderia ser atribuído ao fato de a colonização da área ter sido empreendida por capital inglês. Divido o artigo em quatro partes além da introdutória: uma explicando o modelo das cidades-jardins em sua origem, outra historiando sumariamente a colonização da área; a terceira discutindo os primeiros planos das duas cidades, e a última colocando como questão geral o caráter dúbio assumido no Brasil por empréstimos culturais internacionais

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Irene Szmrecsanyi, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto
    Professora Doutora do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto. Orientadora credenciada para o curso de pós-graduação. Membro da CPG

Referências

ANDRADE, Artur. Maringá, ontem, hoje, amanhã. Maringá: Artur Andrade, 1979.

ANDRADE, Carlos Roberto Monteiro de. Barry Parker, um arquiteto inglês na cidade de São Paulo. São Paulo, 1998. Tese (Doutorado)- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

BARNABÉ, Marcos Fagundes. A organização do território e o projeto de cidade: O caso da Companhia de Terras Norte do Paraná. São Carlos, 1989. Dissertação (Mestrado)- Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.

BOEIRA, J. Guatassara. Arte e técnica do desenho de cidades. Maringá - PR, 2000. Dissertação (Mestrado)- Faculdade de Geografia, Universidade de Maringá.

DA LCO, Francesco. De los parques a Ia region- Ideologia progresista y refoma de Ia ciudad americana. In: CIUCCI, DAL CO, MANIERl-ELIA e TAFUR I. La ciudad americana. Barcelona: G. Gili, 1975.

FERREIRA, Yoshyia N. Depoimento durante exame de qualificação de Zangirolani. São Paulo: FAUUSP, agosto 2000.

HOWARD, Ebenezer. Cidades-jardins de amanhã. Tradução de Marco Aurélio Lagonegro. Introdução de Dácio Ottoni. Apresentação de Maria Irene Szmrecsanyi. São Paulo: Hucitec, 1996.

LEVI-STRAUSS, Claude. Tristes trópicos. Lisboa: Edições 70, 1986 (c. 1955).

LIMA , Fausto C. de. Prestes Maia e a modernização de Londrina. Trabalho programado, parte dos requisitos do mestrado. Orientação de Maria Irene Szmrecsanyi. São Paulo: FAUUSP, 2000.

LUZ, France. O fenômeno urbano numa zona pioneira: Maringá. Maringá: Prefeitura do Município, 1997.

MILLIET, Sergio. Roteiro do café e outros ensaios. São Paulo: Hucitec, Pró-Memória, Instituto Nacional do Livro, 1982. (c. 1939).

MONBEIG, Pierre. Pioneiros e fazendeiros de São Paulo. São Paulo: Hucitec-Polis, 1984 (c.1952).

RAZENTE, Nestor. Ocupação do espaço urbano de Londrina. Pernambuco, s/d. Dissertação (Mestrado)- Desenvolvimento Urbano e Regional, Centro de Artes e Comunicações, Universidade Federal de Pernambuco.

SANTOS, Rubens Rodrigues dos. Colonização e desenvolvimento do Norte do Paraná. São Paulo: Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, 1975.

SCHWARTZ, Roberto. Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

SZMRECSANYI, Maria Irene. Produção, organização e apropriação do espaço na economia cafeeira: Contrastes entre o Vale do Paraíba e o Oeste Paulista. Sinopses. São Paulo: FAUUSP, n. 5, 1983.

SZMRECSANYI, Maria Irene. Rio e São Paulo, raízes da substituição da metrópole nacional. Revista USP. São Paulo: Reitoria, USP, n. 17, mar. 1993.

SZMRECSANYI, Maria Irene, OTTONI, Dácio (curadores). Catálogo da Exposição: O urbanismo das cidades jardins: A busca do equilíbrio social e ambiental, 1898-1998, III Bienal Internacional de Arquitetura. São Paulo: Fundação Bienal de Arquitetura- FAUUSP, 1997.

TOMAZI, Nelson D. Norte do Paraná. História e fantasmagorias. Curitiba - Paraná, 1997. Tese (Doutorado)- Departamento de História, Universidade Federal do Paraná.

ZANGIROLANI, Ana Cláudia. A avenida Higienópolis de Londrina. Projeto de pesquisa apresentado a exame de qualificação para mestrado. São Paulo: FAUUSP, 2000.

Downloads

Publicado

2000-12-19

Edição

Seção

Reconhecendo o Desenho do Brasil

Como Citar

Szmrecsanyi, M. I. (2000). O Modelo das cidades-jardins no norte do novo Paraná. PosFAUUSP, 8, 178-197. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i8p178-197