Notas sobre as tecnologias de cartografia - algumas implantações para o urbanismo das cidades coloniais no Brasil

Autores

  • Philip Gunn Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Departamento de Tecnologia da Arquitetura

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i8p198-211

Resumo

O trabalho trata das imprecisões cartográficas que se acumulam a outras presentes nos primeiros registros do século 16 sobre a vida nas novas colônias sulamericanas. A introdução mostra inexatidões geográficas e representacionais relativas a assentamentos indígenas então existentes no atual estado de São Paulo. A parte seguinte discute problem as nas técnicas cartográficas da fase inicial dos Descobrimentos, relacionando-os à imprecisão da leitura de instrumentos marítimos, tais como a dificuldade em se entender a direção da bússola e as falhas na mensuração longitudinal. Uma terceira parte e videncia estas dificuldades de mensuração com base em disputas cartográficas entre Portugal e Espanha que chegam a 1750. Nesse momento a imprecisão longitudinal mistura-se a interesses geopolíticos das metrópoles, especialmente em questões fronteiriças. Conclui-se que por esta razão o poder da administraçã o colonial baseou-se em formas urbanas de ocupação territorial, as quais mudam, especialmente após 1750, com os novos interesses coloniais

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Philip Gunn, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Departamento de Tecnologia da Arquitetura
    Professor Doutor do Departamento de Tecnologia da Arquitetura. Orientador credenciado para o curso de pós-graduação

Referências

ALBUERQUE, Luís. Instrumentos de navegação. Lisboa: Com. Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1988.

BELLUZZO, Ana Maria de M. A lógica das imagens e os habitantes do Novo Mundo. In: GRUPIONI, L. D. B. (org.) índios no Brasil. Brasília: MEC, 1994.

FERREZ, Gilberto. Rio de Janeiro e a defesa de seu porto. Rio de Janeiro: Serviço de Documentação da Marinha, 1972, p. 70.

GOLIN, Tau. A Guerra Guaranítica- Como os exércitos de Portugal e Espanha destruíram os sete povos dos jesuítas e índios guaranis no Rio Grande do Sul. Passo Fundo: Ediupf, Porto Alegre: Ed. UFRS, 1998.

GRUPIONI, L. D. B. (org.). índios no Brasil. Brasília: MEC, 1994, p. 234. Apud STADEN, Hans. Americae tertia pars memorable provincia e Brasiliae contins. Francofurti as Moenum, Theodori de Bry, 1592.

GUNN, Philip. As tecnologias de guerra e a forma urbana no brasil colonial. In: VI SHURC SEMINÁRIO HISTÓRIA URBANA, Natal, Anais, Natal: UFRN, 2000.

IRIA, Alberto. Inventário geral de cartografia brasileira existente no Arquivo Histórico Ultramarino. Trabalho apresentado no IV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LUSO- BRASILEIROS, Lisboa: Revista Stvdia, 1966, p.35-116.

MENDES JR., A., RONCARI, L., MARANHÃO, R. Brasil história texto & consulta. São Paulo: Hucitec, 1991, p.22, Colônia.

MONTEIRO, John. O escravo índio, esse desconhecido. In: GRUPIONI, L. D. B. (org.). índios no Brasil. Brasília: MEC, 1994, p. 105-120.

PORTO, Aurélio. História das Missões Orientais do Uruguai- I a parte. Porto Alegre: Ed. Liv. Selbach, 1954, p.52-54.

RYKWERT, Joseph. La casa de Adán en el paraíso. Barcelona: Gustavo Gili, 1974.

SÁ E FARIA, José Custódio de. Diário da expedição e demarcação de América Meridional e das campanhas das missões do R. Uruguai 1750-1761. In: GOLIN, Tau. A guerra guaranítica- Como os exércitos de Portugal e Espanha destruíram os sete povos dos jesuítas e índios guaranis no Rio Grande do Sul. Passo Fundo: Ediupf, Porto Alegre: Ed. UFRS, 1998.

SANTOS, Corcino Medeiros dos. O Rio de Janeiro e a conjuntura atlântica. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura, 1993.

SÃO PAULO (Estado). Regimento do superintendente, guarda-mór e mais oficiais das minas de ouro que há nos sertões do Estado do Brasil 17 de abril de 1702. In: Documentos interessantes sobre a história da província de São Paulo. São Paulo: Archivo do Estado de São Paulo, 1930, p.74-88.

TELLES, Pedro C. da Silva. História da engenharia no Brasil - Séculos XVI à XIX. Rio de Janeiro: LTC e Livros Técnicos e Científicos Editora, 1984.

VIANNA, Hélio. Baixada de Jacarepaguá: Sertão e zona sul. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, DGPC, 1992. p. 36.

VIOTTI, Hélio A. S.J. O anel e a pedra. Belo Horizonte: Itatiaia, 1993.

WILLIAM S, Trevor I., DERRY, T. K. A short history of technology. Oxford: Clarendon Press, 1960.

Downloads

Publicado

2000-12-19

Edição

Seção

Reconhecendo o Desenho do Brasil

Como Citar

Gunn, P. (2000). Notas sobre as tecnologias de cartografia - algumas implantações para o urbanismo das cidades coloniais no Brasil. PosFAUUSP, 8, 198-211. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i8p198-211