Projeto e favela: metodologia para projetos de urbanização

Autores

  • Laura Machado de Mello Bueno

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i9p68-86

Resumo

Este artigo trata da tese de doutorado Projeto e favela: Metodologia para projetos de urbanização, que apresenta uma síntese metodológica para aprimoramento da elaboração de projetos e obras de urbanização de favelas. Conceitua-se 0 fenômeno do assentamento ilegal como uma alternativa entre as formas de provisão de moradia da população pobre de países periféricos, mesmo que emergentes, como 0 Brasil. Apresenta-se um quadro geral da política oficial para favelas no Brasil. Estudamos aqui também 0 aparecimento, 0 crescimento das favelas, 0 desenvolvimento de políticas públicas relevantes e 0 processo de obtenção de direitos a serviços, tendo como foco 0 município de São Paulo. É traçado 0 caminho histórico da reformulação, socialmente construída, dos partidos do projeto urbanístico para as favelas, a partir, principalmente, da experiência brasileira, e particularmente, de São Paulo e Rio de Janeiro. Destaca-se 0 processo de desenvolvimento das políticas públicas e dos métodos e paradigmas dos assentamentos e de projeto desenvolvidos a partir de pós-guerra em algumas capitais brasileiras. São avaliados também casos de obras de urbanização de favelas pesquisados coletivamente em 1999 em cinco cidades brasileiras, quanto à qualidade do ambiente resultante. A partir das pesquisas realizadas, faz-se uma discussão sobre a adequação urbanística e socioambiental da intervenção em favela. Destaca-se a questão da estética da paisagem resultante na favela urbanizada, em que a ocupação original não foi orientada por projeto técnico, e produzindo uma qualidade espacial específica, social e historicamente construída. A tese é finalizada com a apresentação de uma contribuição ao aprimoramento do desenvolvimento de projetos e obras, bem como diretrizes para políticas públicas com maior amplitude social e espacial como resposta a uma das graves iniqüidades da urbanização brasileira

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Laura Machado de Mello Bueno
    Doutora pela FAUUSP

Referências

BUENO, Laura Machado de Mello. P olítica h a b ita c io n a l e favelas: Estudos de caso. Trabalho programado apresentado à FAUUSP, São Paulo, 1998.

Projeto e favela: Metodologia para projetos de urbanização. São Paulo, 2000. Tese (Doutorado)— Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

CASTEL, Robet. Les métamorphoses de laquestion sociale. Mesnil-sur-L’Estrée: Librarie Artheme Fayard, 1995, xerox.

GOLDBERG, A. The birds have nested: Design direction for informal settlements. Urban Design International, v. 1, n. 1, p. 3-15, 1996.

GUIMARÃES, Samuel Pinheiros. Quinhentos anos de periferia: Mecanismos e saídas. Novembro de 1998, xerox.

KUCINSKI, Bernardo. Nosso lugar na história. Revista Teoria & Debate, n. 22, p. 38-46 , 1993.

LEE,T. Water management in the metropolitan areas of Latin America. In: SEMINÁRIO METROPOLIS LATINA-AMERICANA. São Paulo, 1992. Anais. São Paulo: FAUUSP, 1992.

MICHELIN, Anna Conigliaro. Metodologias e experiências de recuperação de áreas informais urbanas: Uma pesquisa em sete capitais brasileiras. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL OS DESAFIOS DA CIDADE INFORMAL, 1995. Belo Horizonte. Anais. Brasília: Secretaria de Política Urbana do Ministério de Planejamento e Orçamento, 1995.

OLIVEIRA, Francisco de. Os direitos do antivalor: A economia política da hegemonia imperfeita. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

RODRIGUES, Aríete M., SEABRA, Manoel. Habitação e espaço social em São Paulo, Boletim Paulista de Geografia, n. 64, São Paulo: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 1986.

SILVA, Maria Laís Pereira. Habitação e melhoria das condições ambientais. In: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, AGENDA 21 - POLÍTICAS DE MEIO AMBIENTE SUSTENTÁVEL, 1999. Anais eletrônicos. Disponível em: http://www.ibam.org.br/parceria21/cidsus21html

STEELE, James (Ed.). The Aga Khan Award. Architecture for a changing world. Londres: Academy Editions, 1992.

SUDARMO, S. P. Some high lights o f the Indonesian urban strategy- The Kampung improvments program. Trabalho apresentado ao INTERNATIONAL SEMINAR THE HIDDEN ASSIGMENT: AT HOME IN THE CITY. Netherlands Architecture Institute, Delft University of Technology, Faculty of Architecture DUT, Netherland Ministry of Development Cooperation, Rotterdam, nov. 1994.

TURNER, John. Housing by people: Towards autonomy in building environments. Londres: Marion Boyards, 1967.

Downloads

Publicado

2000-06-19

Edição

Seção

Produzindo a Pesquisa Nossos Olhares

Como Citar

Projeto e favela: metodologia para projetos de urbanização. (2000). PosFAUUSP, 9, 68-86. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i9p68-86