Urbanística, política e sociedade: gestão democrática para as cidades brasileiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfau.2020.165417

Palavras-chave:

Urbanística, Política, Sociedade

Resumo

O artigo apresenta reflexões teóricas sobre a produção e organização do espaço sob a influência do Estado. O espaço é entendido como o ambiente que sustenta as relações sociais ao mesmo tempo em que é modificado por elas, sendo compreendido como paisagem cultural. Por meio do sistema de regulação urbanística, o Estado intervém na produção e na organização da paisagem. O objetivo do artigo é discutir fundamentos para a construção da gestão democrática dos municípios brasileiros com o intuito de concretizar a noção de direito à cidade. A discussão é feita mediante pesquisa teórica que articula a formação da urbanística moderna, sua vinculação com a ciência moderna e sua ruptura com a política. A (re)vinculação da urbanística com a política, chave para a concretização do direito à cidade, pressupõe estruturas de gestão democrática. Essas estruturas necessitam de aberturas para a democracia direta, essa, exercida por meio da construção e reconstrução de verdades mediante o diálogo, pressupõe um Estado que provê os mínimos sociais para a redução das desigualdades das estruturas de poder e para a superação da distinção entre as atividades de planejamento e gestão. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luana Rodrigues Godinho Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Arquitetura e Urbanismo

    Doutoranda e Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável/UFMG. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. Participou da elaboração de Planos Diretores, LPUOS e de Planos de Regularização Fundiária. Desenvolveu trabalho de apoio aos municípios de Minas Gerais visando a gestão territorial segundo instrumentos do Estatuto da Cidade pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (SEDRU), no cargo de Assessora Técnica para Regulação Urbana e Diretora de Fomento à Gestão Urbana nos anos de 2009 e 2010. Como Gerente de Regulação da Expansão Urbana pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH) trabalhou com análise para anuência prévia e fiscalização de parcelamentos do solo na RMBH. Como Secretária Municipal de Meio Ambiente no município de Rio Acima/MG auxiliou na estruturação da secretaria e continuou o trabalho no município como assessora do gabinete em questões relacionadas ao desenvolvimento urbano municipal. É diretora de cidades do IAB/MG. Atua como consultora na área de planejamento urbano e elabora projetos de parcelamento solo urbano.

  • Staël de Alvarenga Pereira Costa, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Arquitetura e Urbanismo

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela ESCOLA DE ARQUITETURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (1974), mestrado em URBAN DESIGN - OXFORD POLYTECHINIC (1980) e doutorado em ARQUITETURA E URBANISMO pela UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (2004). Atualmente é professor associado IV da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordena o Grupo de Pesquisa em Desenho Ambiental do CNPq e o Laboratório da Paisagem vinculado ao Departamento de Urbanismo e ao PACPS desde 2008. É vice Presidente da Rede Lusófona de Morfologia Urbana desde 2015. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projeto do Espaço Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: Morfologia Urbana, Paisagem Urbana, Desenho Urbano, Percepção do Ambiente Construído.

  • Maria Cristina Villefort Teixeira, Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Arquitetura e Urbanismo

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1976), mestrado em Geografia Organização Humana do Espaço pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996) e doutorado em Planejamento Urbano pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Habitação Social, atuando principalmente nos seguintes temas: política urbana, arquitetura e urbanismo, projeto de arquitetura e urbanismo, planejamento e gestão das cidades, paisagem urbana e planejamento urbano, desenho urbano, percepção do ambiente construído, Geografia, organização humana do espaço, morfologia.

Referências

BENEVOLO, Leonardo. As origens da urbanística moderna. Trad. Conceição Jardim, Eduardo L. Nogueira. 2 ed. Lisboa: Presença, 1987 [1963].

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 22 nov. 2018.

BRASIL. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências. Diário Oficial da União, [Brasília, ano -, n. -], 11 de julho de 2001. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10257.htm>. Acesso em: 22 nov. 2018.

CARNEIRO, E.J. A oligarquização da “política ambiental” mineira. In: Zhouri, A; Laschefski, K.; Pereira, D. (orgs.). A insustentável leveza da política ambiental. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Cortez, 2005. p. 275-310.

FERNANDES, Ana Cristina; NEGREIROS, Rovena. Desenvolvimento Econômico, Divisão de Trabalho e Mudanças na Rede Urbana Brasileira: Do Desenvolvimento ao Plano Real. In: FERNANDES, Edesio; VALENÇA, Márcio Moraes. Brasil urbano. Rio de Janeiro: Mauad, 2004.

HABERMAS, Jurgen. Participação política. In. CARDOSO, Fernando Henrique; MARTINS, Carlos Estevam. (orgs.) Política e sociedade. Vol.1. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979 [1969]. p. 375 – 388.

KOWARIC, L. A espoliação urbana. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

SANTORO, Paula; CYMBALISTA, Renato. Introdução à expressão “gestão social da valorização da terra”. In. SANTORO, Paula (Org.) Gestão social da valorização da terra. (Caderno Polis 9). São Paulo: Instituto Pólis, 2005. p. 9-13.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 2003.

SAUER, Carl O. A morfologia da paisagem. Trad. Gabrielle Côrrea Braga. Revisão de Roberto Lobato Corrêa, Departamento de Geografia, UFRJ. University of California: 41. Publications in Geography, vol. 2, nº 2, 1925. p. 19-54

SILVA, José Afonso da. Direito Urbanístico Brasileiro. 6 ed. Rev. e ampliada. São Paulo: Malheiros, 2010 [1982].

SOUSA, Marcelo Lopes de. Com o Estado, apesar do Estado, contra o Estado: os movimentos urbanos e suas práticas espaciais. In. Cidades, v.7, N.11, 2010.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

VATTIMO, Gianni. Adeus à verdade. Trad. João Batista Kreuch. Petrópolis: Vozes, 2016 [2009].

Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silveira, L. R. G., Costa, S. de A. P., & Teixeira, M. C. V. (2020). Urbanística, política e sociedade: gestão democrática para as cidades brasileiras. PosFAUUSP, 27(51), e165417. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfau.2020.165417