CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CAD

  • Maria Gabriela C. Celani Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Engenharia Civil
  • Marcelo E. Giacaglia Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Engenharia Civil
  • Doris C. C. K. Kowaltowski Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Engenharia Civil
Palavras-chave: CAD, computação gráfica, ensino em arquitetura

Resumo

O presente artigo descreve um sistema inovador de educação em arquitetura, experimentado em duas escolas brasileiras; cada uma delas com um enfoque diferente no que se refere ao ensino do CAD. Os dois cursos experimentais aqui descritos tiveram dois objetivos principais: (1) explorar o uso de operações lógicas no processo de projeto, como a simetria, a recursão, a parametrização e a análise combinatória; (2) a aplicação prática dessas técnicas pelo uso do computador, com a utilização do CAD não apenas como ferramenta de representação, mas como um assistente do processo criativo altamente adaptável e programável. As duas experiências resultaram em um grande número de interessantes composições abstratas, projetos arquitetônicos e programas de computador. Os questionários de avaliação aplicados revelaram que houve, de fato, uma mudança de atitude com relação ao papel do CAD em arquitetura por parte dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GIACAGLIA, Marcelo E. A organização da informação em sistemas CAD: Análise crítica de esquemas existentes e proposta para o caso brasileiro. Sinopses, n. 35, p. 70-74, 2001.

GIACAGLIA, Marcelo E. Projeções axonométricas em CAD: Você realmente sabe o que está fazendo? Graf&Tec, n. 10, p. 29-36, 2001.

LAWSON, Brian. Cad na arquitetura: A história até agora. Graf&Tec, n. 6, p. 31-59, 1999.

MOORE, Gary T. Emerging methods in environmental design and planning: Proceedings of the design methods group First International Conference. Cambridge, MA: The MIT Press, 1968.

MITCHELL, William J. A new agenda for computer aided-design. In: McCULLOUGH, Malcolm;

MITCHELL, William J.; PURCELL, Patrick (Eds.). The electronic design studio. Cambridge, MA: The MIT Press, p. 1-30, 1990.

MITCHELL, William J., LIGGET; Robin S.; KVAN, Thomas. The art of computer graphics programming. Nova York: Van Nostrand Reinhold, 1987.

STINY, George. Pictorial and formal aspects of shapes and shape grammars – on computer generation of aesthetic objects. Basel: Birkhäuser, 1975.

Publicado
2003-12-01
Como Citar
Celani, M., Giacaglia, M., & Kowaltowski, D. (2003). CAD - o lado criativo duas experiências educacionais visando mudar a forma como estudantes de arquitetura usam o CAD. Pós. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Arquitetura E Urbanismo Da FAUUSP, (14), 66-79. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i14p66-79
Seção
Artigos