Entre o documental e o sugestivo o jardim da casa de Dona Yayá: Dona Yayá's garden

Autores

  • Vladimir Bartalini Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Laboratório Paisagem, Arte e Cultura

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i23p166-182

Palavras-chave:

Significado dos jardins, recuperação de jardins históricos, jardim e natureza, jardins de chácaras

Resumo

O trabalho põe em pauta as diretrizes para se restaurar um jardim, não propriamente histórico, mas com" algum significado histórico", cuja documentação era insuficiente para orientar um restauro stricto sensu. O interesse do jardim de dona Yayá, como da própria casa, reside mais nas vicissitudes da vida pessoal de sua última proprietária do que nas características paisagísticas intrínsecas. Ainda assim, apesar de praticamente destruído, ele é, de certo modo, representativo do que havia de mais comum em termos de jardins de chácaras nos arredores de São Paulo, na virada do século 19 para o 20. Além disso, os remanescentes do jardim de dona Yayá são plenos de sugestões a respeito do tempo, da natureza e também do infortúnio de sua proprietária, considerada mentalmente insana. Depois de ter sido mutilado por sucessivos desmembramentos, por aberturas e ampliações de vias, e negligenciado por alguns anos, o que restou do jardim transformou-se em bosque de vegetação espontânea, já então protegido por leis que impedem ou limitam o corte de árvores. A recuperação do jardim teve, então, de situar-se nos vãos entre os valores culturais e os ecológicos, tirando partido da manutenção compulsória do selvático, ao explorar as implicações com a desrazão da natureza ou, ao menos, com seu alheamento em relação à obra humana quando ela é deixada ao abandono.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BRANDI, Cesare. Teoria da restauração. Tradução de Beatriz Mugayar Kühl. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2004.

BRUNO, Ernani Silva. História e tradições da cidade de São Paulo. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1954.

CANABRAVA, Alice Pifer. As chácaras paulistanas. Anais da Associação dos Geógrafos Brasileiros 1949-1950. São Paulo: AGB, v. IV, tomo 1, p. 97-104, 1953.

CATALANO, Mario; PANZINI, Franco. Giardini Storici, teoria e tecniche di conservazione e restauro. Roma: Officina Edizioni, 1990.

DARDEL, Eric. L’homme et la terre. Paris: Editions du CTHS, 1990.

IDOETA, Irineu et al. São Paulo vista do alto – 75 anos de aerofotogrametria. São Paulo: Érica Ltda, 2004.

ICOMOS – International Council on Monuments and Sites. Journal scientifique jardins et sites historiques, Madri: Ediciones Doce Calles, S. L., 1993.

JACKSON, John Brinckerhoff. The necessity for ruins and other topics. Amherst: The University of Massachusetts Press, 1980.

MARTINS, Antônio Egídio. São Paulo antigo (1554 a 1910). São Paulo: Typographia do Diario Official, v. II, 1912.

MÔNACO, Roberto. As terras devolutas e o crescimento da cidade de São Paulo. 1991. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.

REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da arquitetura no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1970.

RODRIGUES, Marly. A casa de dona Yayá. In: LOURENÇO, Maria Cecília França (Org.). A casa de Dona Yayá. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial de São Paulo, 1999.

TIRELLO, Regina. Um trabalho arqueológico: A descoberta dos murais artísticos e a estratificação arquitetônica de uma velha casa no Bexiga. In: LOURENÇO, Maria Cecília França (Org.). A casa de Dona Yayá. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial de São Paulo, 1999.

Downloads

Publicado

2008-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Bartalini, V. (2008). Entre o documental e o sugestivo o jardim da casa de Dona Yayá: Dona Yayá’s garden. PosFAUUSP, 23, 166-182. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i23p166-182