Estrada Parque, uma estratégia sustentável

Autores

  • Carlos Alberto dos Reis Conde

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i25p151-165

Palavras-chave:

Gestão ambiental, sustentabilidade, legislação e planejamento

Resumo

Este artigo trata dos conflitos e das possibilidades de uma estratégia de desenvolvimento sustentável para o entorno de uma estrada de especial interesse paisagístico e ambiental. Localizada na serra da Cantareira, SP, essa região é de grande importância nas questões de preservação das águas de abastecimento da Grande São Paulo e encontra-se em localização periurbana de grande vulnerabilidade econômica, social e ambiental. Aprofunda-se na discussão valendo-se de casos existentes no Brasil e no exterior que exploram os diversos conceitos de estrada parque. Com o projeto da Estrada Parque Cantareira/Roseira em Mairiporã, idealizado por uma organização não-governamental voltada para a preservação ambiental, trabalha as questões de planejamento e gestão tanto local como metropolitana, assim como os diversos interesses públicos e privados. Com o intuito de contribuir-se para a construção de um melhor entendimento das dinâmicas locais e regionais, o estudo dos instrumentos de gestão compartilhada apresenta-se como referencial para regiões de biomas semelhantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AB´SABER, Aziz Nacib. Geografia e planejamento. O Reservatório do Juqueri, na área de Mairiporã: Estudo básico para defesa ambiental e ordenação dos espaços envolventes. São Paulo: Instituto de Geografia – Universidade de São Paulo, 1978.

BREDARIOL, Celso; VIEIRA, Listzt. Cidadania e política ambiental. Rio de Janeiro: Record, 1998.

BUENO, Laura Machado de Mello et al. Moradia social em área de mananciais. São Paulo: Annablume, 2004. (Coleção do Projeto Gepam – A Experiência de Santo André).

CONDE, Carlos Alberto. Estrada parque: Estratégia de desenvolvimento sustentável. O caso da estrada parque na serra da Cantareira. 2008. 210 f. Dissertação (Mestrado) – CEATEC 0150 – Arquitetura e Urbanismo, Pontifícia Universidade Católica, Campinas, 2008.

FERREIRA, José Bento; FILHO. J. J. B.; MARTINS, N. F. Estradas inseridas em corredores ecológicos. In: SEMINÁRIO CIÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, 1997, São Paulo. Anais... São Paulo: IE/Cepa/USP, 1997.

FRANCO, Maria Assunção Ribeiro. Desenho ambiental – Uma introdução à arquitetura da paisagem com o paradigma ecológico. São Paulo: Annablume/Fapesp, 1997.

FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA. Estrada parque, conceito, experiências e contribuições. São Paulo: Estúdio Girassol/Esperança Sobral, 2004.

GUIMARÃES, Roberto Pereira. Desenvolvimento sustentável: Da retórica à formulação de políticas públicas. In: BECKER, B. K.; MIRANDA, M. A geografia política do desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

HOEFFEL, João Luiz; FADINI, Almerinda A. B.; MACHADO, Micheli K.; REIS, Jussara Christina. Percepção ambiental e conflitos de uso dos recursos naturais – Um estudo na APA do Sistema Cantareira, São Paulo. In: III ENCONTRO DA ANPPAS, 2006, Brasília. Anais... Núcleo de Estudos Ambientais – Sociedades e Naturezas/Universidade São Francisco, Bragança Paulista-SP; Brasília, 2006.

MACHADO, M. H. F. O movimento ambientalista de Caucaia do Alto contra a construção do aeroporto metropolitano de são Paulo. 2002. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

RODRIGUES, Arlete Moyses. Novas práticas e novas matrizes discursivas? In: SOUZA, M. A.; SANTOS, Milton; SCARLATO, F. C.; ARROYO, Mônica (Orgs.). O novo mapa do mundo: Natureza e sociedade de hoje: Uma leitura geográfica. São Paulo: Annablume/Hucitec, 2002.

SACHS, Ignacy. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. In: STROH, Paula Yone (Org.). Rio de Janeiro: Garamond, 2002.

SEABRA, Giovanni de Farias. Ecos do turismo: O turismo ecológico em áreas protegidas. Campinas: Papirus, 2001. (Coleção Turismo).

VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento sustentável: O desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Graramond, 2005.

VIOLA, Eduardo. O movimento ecológico no Brasil, 1974-1986: Do ambientalismo à ecopolítica. In: PÁDUA, José (Org.). Ecologia e políticia no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Espaço e tempo, 1986.

WHATELY, Marussia; CUNHA, Pilar. Cantareira 2006: Um olhar sobre o maior manancial de água da região metropolitana de São Paulo. São Paulo: Instituto Socioambiental, 2007.

Downloads

Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Conde, C. A. dos R. (2009). Estrada Parque, uma estratégia sustentável. PosFAUUSP, 25, 151-165. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i25p151-165