O" camelódromo", a cidade e os fluxos globais subalternos

Autores

  • Ludmila Brandão Universidade Federal de Mato Grosso; Departamento de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i25p232-251

Palavras-chave:

Camelódromo, cidade, informalidade, fluxos globais subalternos

Resumo

No Brasil, um novo tipo de edifício comercial que se destaca por suas grandes dimensões, paralelo à" simplicidade" arquitetônica, chamado" camelódromo", tem se inserido de modo sistemático nas paisagens urbanas. Mas a significação de sua presença não se resume a isso. Destinado a reunir os camelôs que ocupavam, em geral, as ruas e praças centrais das cidades, o edifício, por vezes denominado shopping popular ou" paraguaiódromo", apresenta-se como uma espécie de solução adotada pelas administrações municipais para o longo e infindável conflito entre os donos dos estabelecimentos comerciais (mas não somente eles) das áreas ocupadas pelos camelôs e o próprio grupo, cada vez maior, dos juridicamente classificados como comerciantes" informais". O camelódromo, mesmo quando deslocado para regiões menos valorizadas da cidade, equivalente, em outros termos, aos shopping centers legais, produz-se como espaço costumeiro de venda de mercadorias, mas, principalmente, como lugar de contato com uma multiplicidade de fluxos (econômicos e culturais, sobretudo) os quais extrapolam a cidade, a região e o país, ao alcance das populações mais pobres, chamados aqui de fluxos globais subalternos. Este texto pretende refletir (e avaliar) sobre a categoria da informalidade no espaço urbano, a partir do fenômeno dos camelódromos, dos fluxos que eles abrigam e do lugar o qual ocupam na produção das cidades.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABÉLÈS, Marc. Préface. In: APPADURAI, Arjun. Après le colonialisme. Les conséquences culturelles de la globalisation. Tradução de François Bouillot. Paris: Payot, 2001.

APPADURAI, Arjun. Aprés le colonialisme. Les conséquences culturelles de la globalisation. Tradução de Françoise Bouillot. Paris: Éditions Payot & Rivages, 2001.

BAUMAN, Zygmunt Bauman. Modernidade líquida. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BRANDÃO, Ludmila de Lima. A catedral e a cidade. Cuiabá: EdUFMT, 1997.

BRAUDEL, Fernand. As estruturas do cotidiano: O possível e o impossível. As cidades. Civilização material, economia e capitalismo, séculos XV-XVIII. Tradução de Telma Costa. São Paulo: Martins Fontes, v. 1, 2005.

CASTELLS, Manuel. A questão urbana. Tradução de Glória Rodrigues. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

COSTA, Heloísa Soares de Moura. A cidade ilegal. Notas sobre o senso comum e o significado atribuído à ilegalidade. In: BRANDÃO, Carlos Antônio Leite (Org.). As cidades da cidade. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Tradução de Claudia Sant’Anna Martins. São Paulo: Brasiliense, 1998.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, v. 5, 1997.

GARCÍA CANCLINI, Néstor. Megalópolis desconstruidas y reinventadas. In: SIMPÓSIO A INVENÇÃO DAS CIDADES NA AMÉRICA LATINA, 2003, Brasília. Anais... Brasília, 2003. Cópia em Word.

GRUZINSKI, Serge. O pensamento mestiço. Tradução de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

HANNERZ, Ulf. Fluxos, fronteiras, híbridos: palavras-chave da antropologia transnacional. Mana, Rio de Janeiro, v. 1, n. 3, p. 7-39, 1997.

KRAYCHETE, Gabriel; COSTA, Ricardo. Economia dos setores populares: Entre a realidade e a utopia. Petrópolis: Vozes, 2000.

KANASHIRO, Milena. Da antiga à nova Carta de Atenas – busca de um paradigma espacial de sustentabilidade. Desenvolvimento e meio ambiente. Curitiba: UFPR, n. 9, p. 33-37, 2004.

MONNET, Jérôme. O álibi do patrimônio: Crise da cidade, gestão urbana e nostalgia do passado. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasília: Iphan, n. 24, 1996.

MOREIRAS, Alberto. A exaustão da diferença. A política dos estudos culturais latino-americanos. Tradução de Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

ROLNIK, Raquel. A cidade e a lei. Legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo. 3. ed. São Paulo: Studio Nobel/Fapesp, 1997.

VIRILIO, Paul. Velocidade e política. Tradução de Celso Mauro Paciornik. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

Downloads

Publicado

2009-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Brandão, L. (2009). O" camelódromo", a cidade e os fluxos globais subalternos. PosFAUUSP, 25, 232-251. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i25p232-251