A constituição do habitus na produção do habitat

  • Paulo Romano Reschilian Universidade de Taubaté; Departamento de Arquitetura
Palavras-chave: Hábitat, assentamentos precários, razão prática, habitus, favelas, parâmetros urbanísticos

Resumo

Pretende-se demonstrar como, a partir da abordagem proposta pela sociologia de Pierre Bourdieu, na construção do conceito de habitus, pode-se refletir sobre a produção do hábitat na forma de assentamentos precários qualificados como subnormais ou favelas. O objeto de estudo se delimita pelo entendimento de precisar ser considerada, para a análise do fenômeno, uma perspectiva multidimensional, uma vez que a produção de assentamentos precários não se realiza à luz da racionalidade, das normas, parâmetros sociais e urbanísticos vigentes ou estabelecidos com a modernidade. Além disso, pode-se ampliar o espectro da análise para além das categorias propostas pelo materialismo histórico quando na apropriação marxiana da sociologia urbana. Para a análise da expressão desse fenômeno, empreendeu-se o estudo de um assentamento precário no município de São José dos Campos, denominado Nova Tatetuba, removido em 2004 como resultado do programa de erradicação de favelas iniciado pelo município no ano de 2000.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMARAL, Rita. Povo-de-santo, povo de festa: O estilo de vida dos adeptos do candomblé paulista. 1992. 334 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

AUGE, Marc. A construção do mundo. Lisboa: Edições 70, 2000.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1999.

BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução de Mariza Corrêa. 4. ed. Campinas: Papirus, 1996.

BOURDIEU, Pierre.. Stratégies de reproduction et modes de domination. Actes de la Recherche en Sciences Sociale, Paris, v. 105, p. 3-12, 1994.

CAMPOS, Paulo M. E. Souza; FERREIRA, Renato C. Imagem mental e representação social na arquitetura: investigação conceitual a partir de um estudo de caso. In: DEL RIO, Vicente; DUARTE, Cristiane Rose; RHEIWGANTZ, Paulo Afonso. Projeto do lugar: colaboração entre psicologia, arquitetura e urbanismo. Rio de Janeiro: Contra Capa/PROARQ, 2002 (Coleção PROARQ).

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

JODELET, Denise. A cidade e a memória. In: DEL RIO, Vicente; DUARTE, Cristiane Rose;

RHEINGANTZ, Paulo Afonso. Projeto do lugar: colaboração entre psicologia, arquitetura e urbanismo. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2002 (Coleção PROARQ).

KOWARICK, Lúcio; SPOSATI, Aldaíza; VERAS, Maura P. Bicudo. Por uma sociologia da exclusão social. São Paulo: EDCU, 1999.

MARICATO, Ermínia. As idéias fora do lugar e o lugar fora das idéias. Planejamento urbano no Brasil. In: ARANTES, Otília; VAINER, Carlos; MARICATO Ermínia. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes, 2000.

MICELI, Sergio. A força do sentido. In: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1999.

ORTIZ, Renato. (Org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática.

PAOLIELLO, Renata Medeiros. A dimensão social da paisagem. 2000. Texto apresentado na disciplina AUT-816. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

PINTO, Louis. Pierre Bourdieu e a teoria do mundo social. Tradução de Luiz Alberto Monjardim. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

RHEINGANTZ, Paulo Afonso. Projeto do lugar: colaboração entre psicologia, arquitetura e urbanismo. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2002 (Coleção PROARQ).

SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

TASSARA, Eda T. de Oliveira; RABINOVICH, Elaine P. A invenção do urbano e o poético: uma cartografia afetiva – estudo sobre o bairro paulistano da Barra Funda. In: TASSARA, Eda T. de Oliveira (Org.). Panoramas interdisciplinares para uma psicologia ambiental do urbano. São Paulo: Educ/Fapesp, 2001.

VELHO, Gilberto (Org.). Antropologia urbana: cultura e sociedade no Brasil e em Portugal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

Publicado
2011-06-01
Como Citar
Reschilian, P. (2011). A constituição do habitus na produção do habitat. Pós. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Arquitetura E Urbanismo Da FAUUSP, 18(29), 136-153. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v18i29p136-153
Seção
Artigos