Interações entre aeroporto, cidade e região: desafios para uma ação a respeito do caso de São José dos Campos (SP)

  • Cilene Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
  • Marcia Sotto-Maior Bayer Universidade Federal do Rio de Janeiro; Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Palavras-chave: Aeroporto, ambiente, espaço, planejamento urbano, São José dos Campos, vale do Paraíba

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo sobre aeroportos, que pretende realçar a necessidade de um entendimento mais completo e preciso das interações entre esses equipamentos urbanos e o desenvolvimento de cidades e regiões, no contexto das distintas formações territoriais brasileiras, e também sugerir o uso de sistemas de monitoramento e gestão, bem como instrumentos de planejamento dessas mesmas interações. Como contribuição às análises e à melhor compreensão desses temas, o artigo apresenta uma pesquisa sobre o aeroporto de São José dos Campos e algumas de suas interações com a cidade e o desenvolvimento urbano e regional do vale do Paraíba, no âmbito do estado paulista. O processo de envolvimento do aeroporto pela cidade de São José dos Campos é apresentado graficamente e, por meio da composição de mapas, são analisados impactos ambientais sobre seu espaço urbano, decorrentes das operações aéreas e aeroportuárias. Diante das diversas questões relativas ao crescimento e desenvolvimento desse aeroporto, foram levantadas possíveis formas de abordagem pelos poderes públicos locais, por meio da utilização de instrumentos de planejamento e gestão instituídos pelo Estatuto da cidade e também pelo emprego de sistemas de informação, estudos e análises, que possam instaurar um processo permanente de monitoramento da realidade e possibilitar ações articuladas entre os agentes envolvidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAYER, M. S. M. Espaço urbano, aeroporto e legislação aeronáutica: o caso de São José dos Campos SP. 2009. 168 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, 2009.

BRASIL. Ministério da Aeronáutica. Portaria n0 1.141/GM5, de 08 dezembro de 1987. Dispõe sobre Zonas de Proteção e aprova o Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos, o Plano Básico de Zoneamento de Ruído, o Plano Básico de Zona de Proteção de Helipontos e o Plano de Zona de Proteção de Auxílios à Navegação Aérea e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 09 v. 125, n. 233, p. 21190-1198, dez. 1987. Seção 1.

BRASIL. Lei n. 10.257, de 10 de julho de 2001. Estatuto da cidade. Regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências.

CALDAS, T. C. M. O Impacto de aeroportos no meio urbano: uma análise das possibilidades de gerenciamento. 1993. 88 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1993.

CALDAS, T. C. M. Integração urbana de aeroportos, um desafio para o planejamento. In: SIMPÓSIO DE TRANSPORTE AÉREO, 7, 2008. Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de janeiro: UFRJ, 2008.

CAPPA, J. Os aeroportos de Viracopos e São José dos Campos nas estratégias empresariais. Revista UNIVAP, Vale do Paraíba, v. 14, n. 25, p. 67-74, 2007.

COSTA, S. M. F. Detecção e avaliação das mudanças na estrutura da cidade de São José dos Campos, SP, utilizando dados e técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento: uma análise multitemporal. São José dos Campos: FAPESP, 2001 (Relatório de Pesquisa - Linha Regular).

DEPARTAMENTO AEROVIÁRIO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Plano aeroviário do Estado de São Paulo. São Paulo: DAESP, 2007.

ELLER, R. A. G. O ruído aeronáutico como fator de perda do valor de imóveis residenciais: o caso do Aeroporto Internacional de São Paulo. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciência. Área de Transporte Aéreo e Aeroportos) – Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, 2000.

EMPRESA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO AEROPORTUÁRIA. Movimentos nos aeroportos. Disponível em: http://www.infraero.gov.br/movi.php?gi=movi. Acesso em: 09 set. 2009.

GOMES, C. Questões do desenvolvimento regional no estudo do Vale do Paraíba (SP). In: SEMANA DE PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, 16, 20-24 set. 2010, Rio de Janeiro. Mesa Redonda... Rio de Janeiro: UFRJ-IPPUR, 2010.

GONÇALVES, B. F. O aeroporto de São José dos Campos no contexto do desenvolvimento urbano regional do Vale do Paraíba: uma análise crítica. 2005. 171 f. Dissertação (Mestrado) – Planejamento Urbano e Regional, Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento, Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, 2005.

JORNAL O VALE. Jornal O valeparaibano, São José dos Campos, maio/jul. 2010.

MENEZES, M. L. P. Aeroporto regional e Business Park: Logística e Negócios na Geografia Urbano Regional de Juiz de Fora, Brasil. Revista Eletrônica de Geografia y Ciencias Sociales, Juiz de Fora, v. VIII, n. 170, p. 23, 2004.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Cidade viva. São José dos Campos: PMSJC, 2003, 2007. 2 CD–ROM.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. Plano de desenvolvimento integrado do município. São José dos Campos: PMSJC, 2006.

RIO GRANDE DO NORTE (Estado). Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável para a Região Metropolitana de Natal. Diagnóstico para o Plano Estratégico Natal: uma metrópole em formação. Natal, 2006.

RIO GRANDE DO NORTE (Estado). Grande Natal receberá um aeroporto-cidade. Disponível em: http://www.natalmetropole.rn.gov. Acesso em: 17 jan. 2011.

SANTOS, M. O País distorcido: o Brasil, a globalização e a cidadania. São Paulo: Publifolha, 2002.

SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro; São Paulo: Editora Record, 2000.

SILVA, M. L. A questão regional hoje: reflexões a partir do caso paulista. In: SOUZA, M. A. A. Território brasileiro: usos e abusos. Campinas: Instituto Territorial, 2003.

Publicado
2011-06-01
Como Citar
Gomes, C., & Sotto-Maior Bayer, M. (2011). Interações entre aeroporto, cidade e região: desafios para uma ação a respeito do caso de São José dos Campos (SP). Pós. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Arquitetura E Urbanismo Da FAUUSP, 18(29), 154-172. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v18i29p154-172
Seção
Artigos