A produção do espaço urbano da cidade de São Paulo na década de 90: políticas públicas de exclusão e inclusão social.

Autores

  • Eduardo A. C. Nobre Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
  • Valéria C. Bomfim Escola Politecnica da Universidade de São Paulo EP/USP-PCC

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v11i0p60-73

Palavras-chave:

Políticas públicas, Mercado imobiliário, Segregação socioespacial, Renovação urbana, Exclusão e inclusão social.

Resumo

Em grande parte da década de 90 a cidade assistiu a uma série de intervenções da iniciativa privada e do poder público no sentido de ajustá-la ao ideário urbano neoliberal, procurando reforçar o seu papel de cidade globalizada, principal centro de negócios da América do Sul. Grandes investimentos privados foram feitos na ampliação da oferta de escritórios de primeira linha, criando uma centralidade urbana na região da marginal do rio Pinheiros. O poder público se associou à iniciativa privada pelo dispositivo legal das operações urbanas, fazendo grandes intervenções viárias, incluindo a remoção de favelas nessa região, valorizando, assim, os empreendimentos privados e causando a expulsão das populações de menor renda, agravando o problema da segregação socioespacial. Concomitantemente, a reação dos movimentos populares de luta por moradia promoveu a ocupação de diversos edifícios vazios localizados na área central, buscando ressaltar os problemas relativos à segregação, à falta de políticas públicas sociais e da própria vacância imobiliária. Como conseqüência, algumas iniciativas vêm sendo colocadas em prática, ainda como projetos pontuais, porém com a possibilidade de ampliação desses projetos, estendendo-se para toda a área central. O objetivo deste trabalho é discutir os projetos e a produção do espaço urbano na cidade de São Paulo na última década, a atuação dos diversos agentes nesse processo, suas conseqüências sociais e formas de atuação futura que busquem uma maior inclusão social. Dessa forma, o trabalho conclui que é necessário haver um aprofundamento na discussão em torno da função social da propriedade e da implantação de novos projetos urbanísticos e de políticas públicas que busquem a inclusão social, considerando a promoção da habitação social como uma das estratégias de recuperação da área central da cidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eduardo A. C. Nobre, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
    Professor Doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU-USP.
  • Valéria C. Bomfim, Escola Politecnica da Universidade de São Paulo EP/USP-PCC
    Mestranda em engenharia urbana da Escola Politecnica da Universidade de São Paulo EP/USP-PCC (bolsista CNPq).

Referências

ABRAPP. Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada. Consolidado estatístico. São Paulo: ABRAPP, ano I, n. 12, ano VIII, n. 12, 1992 e 1999.

ABRAPP. Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Privada. Fundo de investimento imobiliário. São Paulo: ABRAPP/ICSS, 1995.

AMARAL, Rodrigo. Remoção de favela supervaloriza a Berrini. Folha de S. Paulo, São Paulo, 27 ago. 1995. Caderno 1, p. 1.

BLAY, Eva. A luta pelo espaço. Petrópolis: Ed. Vozes/Nobel, 1985.

BOMFIM, Valéria, CHADAVERIAN, Pedra C. Desigualdade socioespacial da cidade de São Paulo. São Paulo: EPUSP, Texto mimeografado, 2000.

BONDUKI, Nabil. Origens da habitação social no Brasil. São Paulo: Estação Liberdade/Fapesp, 1998.

BRANT, Vinícius. São Paulo: Trabalhar e viver. São Paulo: Brasiliense, 1989.

BRASIL. República Federativa. Lei n. 10.257 de 10 de Julho de 2001. Brasília: Congresso Nacional, 2001.

DE MAGALHÃES, Cláudio. Social agents, the provision of buildings and property booms: The case of São Paulo. International Journal of Urban and Regional Research, v. 23, n. 3, p. 445-463, 1999.

ESCRITÓRIO PILOTO. Politécnica de Turim e Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Laboratório de cortiço. São Paulo: Politécnica de Turim/EPUSP, 1999.

FIX, Mariana. Parceiros da exclusão. Duas histórias da construção de uma “nova cidade” em São Paulo: Faria Lima e Água Espraiada. São Paulo: Boitempo, 2001.

FOLHA DE S. PAULO. Ocupações em São Paulo. Folha de S. Paulo, São Paulo, 21 dez. 1999. Cotidiano, p. 3.

IBGE. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Contagem nacional da população. Rio de Janeiro: IBGE, 1996.

IBGE. Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 1991 e 2000.

JORNAL DA TARDE. As obras de Maluf. São Paulo, 26 jul. 1995. p. 2.

KOHARA, Luís. Rendimentos obtidos na locação e sublocação de cortiços: Estudos de casos na área central da cidade de São Paulo. São Paulo, 1999. Dissertação (Mestrado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.

MARICATO, Ermínia. As idéias fora do lugar e o lugar fora das idéias. In: ARANTES, O., VAINER, C., MARICATO, E. (Orgs.) A cidade do pensamento único: Desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 121-192.

METRÔ. Companhia do Metropolitano de São Paulo. Pesquisa origem–destino. São Paulo: Metrô, 1997.

NOBRE, Eduardo A. C. Reestruturação econômica e território: Expansão recente do terciário na marginal do rio Pinheiros. São Paulo, 2000. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura Urbanismo, Universidade de São Paulo.

PICCINI, Andrea. Cortiços e reestruturação do centro urbano de São Paulo: Habitação e instrumentos urbanísticos. São Paulo: Annablume, 1999.

SACHS, Céline. São Paulo: Políticas públicas e habitação popular. São Paulo: Edusp, 1999.

SAMPAIO, Maria Ruth H. Heliópolis: O percurso de uma invasão. São Paulo, 1990. Tese (Livredocência) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

SÃO PAULO (Cidade). Câmara Municipal. Relatório Final da Comissão de Estudos sobre Habitação na Área Central. São Paulo: Câmara Municipal, 2001.

SÃO PAULO (Cidade). Prefeitura do Município. Perfil socioeconômico do município de São Paulo. São Paulo: Sempla, 2000.

SCHOR, Maria Silvia, VASCONCELLOS, Marco A. S. Diagnóstico e plano de ações. São Paulo: Fipe/ Sehab, vol. 1, out. 1997.

SILVA, Helena Menna Barreto. Terra e moradia: Que papel para o município. São Paulo, 1998. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo.

SILVA, Helena Menna Barreto. Habitação no centro de São Paulo: Como viabilizar esta idéia. São Paulo: S.N., 2000.

TASCHNER, Suzana. Política habitacional no Brasil: Balanço e perspectivas. In: II ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 1987. São Paulo. Anais, São Paulo: ANPUR, 1987.

VILLAÇA, Flávio. O que todo cidadão precisa saber sobre habitação. São Paulo: Global, 1986.

VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel, 1998.

Downloads

Publicado

2002-06-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Nobre, E. A. C., & Bomfim, V. C. (2002). A produção do espaço urbano da cidade de São Paulo na década de 90: políticas públicas de exclusão e inclusão social. PosFAUUSP, 11, 60-73. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v11i0p60-73