Melhoramentos urbanos e a cidade brasileira no Império

  • Herta Franco Universidade de São Pulo-USP.
Palavras-chave: Melhoramentos, urbanização, Império, planos, capital, reformas

Resumo

Neste artigo analisamos o conceito de melhoramentos urbanos presente em duas propostas de reforma para a cidade do Rio de Janeiro, elaboradas por engenheiros no século 19. A primeira, de 1843, feita pelo visconde e engenheiro militar Henrique de Beaurepaire-Rohan, e a segunda, de 1875-76, elaborada pela Commissão de Melhoramentos Urbanos, composta por Francisco Pereira Passos, Jerônimo Moraes Jardim e Marcelino da Silva. Em ambas os melhoramentos urbanos são apresentados como um conjunto de técnicas e de práticas de intervenção capazes de eliminar da cidade os espaços e as vivências herdadas do período colonial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Herta Franco, Universidade de São Pulo-USP.
Graduada em história pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Pulo FFLCH-USP e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU-USP.
Publicado
2003-06-20
Como Citar
Franco, H. (2003). Melhoramentos urbanos e a cidade brasileira no Império. Pós. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Arquitetura E Urbanismo Da FAUUSP, 13, 86-99. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v13i0p86-99
Seção
Artigos