Teoria e método no campo da restauração

  • Claudia dos Reis e Cunha Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP)
Palavras-chave: Teorias do restauro. Metodologia da restauração. Restauração. Conservação. Patrimônio arquitetônico. Preservação de bens culturais.

Resumo

As reflexões apresentadas neste texto tratam da preservação de ambientes e edificações de interesse histórico-cultural, focando-se nas aquisições teóricas do campo da restauração, como instrumental básico para a ação preservacionista. O objetivo principal é lançar pontos para um debate a respeito das questões teóricas que deveriam guiar as ações práticas de intervenção que visam à preservação de monumentos históricos, as quais, em muitos casos, são ignoradas ou mal compreendidas. Pretende realçar a importância da reflexão teórica, não apenas como meio de circunscrever um campo de ação válido em relação à preservação dos bens culturais, como também de orientar o estabelecimento de uma adequada metodologia de intervenção, para que as decisões tomadas sejam fruto de considerações fundamentadas e judiciosas, compatíveis com a responsabilidade das quais estão imbuídas, e a fim de serem garantidas as condições de preservação das memórias individuais e coletivas, das quais os conjuntos urbanos e edifícios são a materialização. Não se trata de defender a adoção de um endereço teórico específico, mas de enfatizar a necessidade da reflexão teórica como parte intrínseca do fazer restauro, que não pode ser reduzido a uma ação de natureza unicamente técnica, mas deve ser visto como um problema de natureza histórico-crítica a ser resolvido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia dos Reis e Cunha, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP)
Professora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design da Universidade Federal de Uberlândia (FAUeD-UFU). Arquiteta e especialista em História e Cultura pela Universidade Metodista de Piracicaba, mestre e doutora em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), com estágio de pesquisas na Università degli Studi di Roma “La Sapienza”.
Publicado
2012-06-20
Como Citar
Cunha, C. (2012). Teoria e método no campo da restauração. Pós. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Arquitetura E Urbanismo Da FAUUSP, 19(31), 98-115. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v19i31p98-115
Seção
Artigos