O taller total: uma experiência de ensino e arquitetura e urbanismo

  • Sylvia Adriana Dobry-Pronsato Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU/USP.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Arquitetura e Urbanismo. Ensino. Participação. Democracia.

Resumo

O Taller Total1 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina, foi uma proposta de ensino considerada pioneira, que vigorou entre os anos 70 e 76. Discute-se essa experiência como parte do debate sobre ensino de arquitetura e urbanismo que permeou as décadas de 1960 e 1970, e que revalorizava o pensamento da Bauhaus. O taller foi desenvolvido a partir de três premissas fundamentais: a arquitetura é uma área de caráter prioritariamente social; seu ensino deve partir da análise da sociedade e de suas necessidades; sua gestão deve ser democrática e participativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sylvia Adriana Dobry-Pronsato, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU/USP.
Graduada pela Facultad de Arquitectura y Urbanismo da Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, revalidação FAU/USP. Mestre e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU/USP. Atualmente é professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nove de Julho.
Publicado
2012-06-20
Como Citar
Dobry-Pronsato, S. A. (2012). O taller total: uma experiência de ensino e arquitetura e urbanismo. Pós. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Arquitetura E Urbanismo Da FAUUSP, 19(31), 178-199. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v19i31p178-199
Seção
Artigos