De agenciamentos programáticos outros na metrópole: uma abordagem “maquínica” dos processos de reterritorialização urbana

Autores

  • Igor Guatelli Universidade Presbiteriana Mackenzie. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v20i33p146-159

Palavras-chave:

Máquinas residuais. Agenciamentos programáticos. Gadgets arquitetônicos. Fluxos esquizos. Liames imprevistos.

Resumo

E se a força do objeto arquitetônico estivesse concentrada nas estratégias programáticas e espaciais engendradas a serviço de “habitabilidades” e sociabilidades por vir, e não na construção de “monumemorializantes” gadgets arquitetônicos? A partir do phylum “maquínico” deleuziano [do filósofo Gilles Deleuze] e de conceitos associados a ele, como “Liame” e “Agenciamento”; da abordagem lacaniana [do psicanalista Jacques Lacan] do conceito de gadget; e do conceito derridiano [do filósofo Jacques Derrida] de Suplemento”, tratar-se-á de um deslocamento dos sentidos e representações mais correntes dos projetos urbanos arquitetônicos contemporâneos, historicamente associados à notável (e o desejo de ser notado) materialização formal-compositiva do objeto artístico, a serviço de sociabilidades programadas, em direção a uma conceituação outra. A construção de suportes arquitetônicos, a partir de residuais (para Deleuze, a possibilidade da produção de desejos outros, distantes da lógica capitalista dominante, está no resíduo, nos fluxos residuais produzidos pelo próprio capital) “agenciamentos” programáticos e espaciais, surge como uma via de crítica ao imperativo categórico da lógica global generalizante. Uma lógica baseada em paisagens a-territoriais, concentrada em investimentos no ótico compositivo, e intencionais aprisionamentos espaciais e programáticos em fórmulas familiares oriundas de um pensamento “prêt-à-utiliser”, domesticado e normatizado. Pensar agenciamentos espaciais e programáticos outros em Arquitetura, provenientes de resíduos e fluxos que, ao mesmo tempo, nascem e escapam à lógica global, é apostar na chance do acontecimento de sociabilidades não programadas. Pensar não mais apenas a Arquitetura como um objeto formal em sua dimensão artístico-paradigmática seria, então, concebê-la como uma máquina sintagmática urbana de potência [des]estruturante, a partir de agenciamentos programáticos e espaciais des e reterritorializantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Igor Guatelli, Universidade Presbiteriana Mackenzie. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.
    Professor FAU-Mackenzie e Universidade Paulista (Unip). Doutor pela FFLCH-USP e pós-doutor pelo Gerphau-Ensa Paris-La Villette, onde é pesquisador associado e professor colaborador.

Referências

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Feliz. O Anti-Édipo. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2010. 560 p.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 2004. 185 p.

DERRIDA, Jacques. La verdad en pintura. Buenos Aires: Paidós, 2001. 396 p. Título original: La verité em peinture.

DOSSE, François. Gilles Deleuze & Félix Guattari: Biografia Cruzada. Tradução Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2010. 440 p.

GUATTARI, Felix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Rio de Janeiro: Vozes, 1996. 327 p. GUATTARI, Felix. Caosmose. São Paulo: Editora 34, 1992. 203 p.

SERGEANT, Philippe. Deleuze, Derrida: Du danger de penser. Paris: Éditions de La Différence, 2009. 188 p.

Downloads

Publicado

2013-06-26

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Guatelli, I. (2013). De agenciamentos programáticos outros na metrópole: uma abordagem “maquínica” dos processos de reterritorialização urbana. PosFAUUSP, 20(33), 146-159. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v20i33p146-159