Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias: uma abordagem pedagógica contemporânea

  • Maycon Sedrez Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.
  • Gabriela Celani Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.
Palavras-chave: Tecnologias de projeto. Projeto digital. Arquitetura contemporânea. Projeto de arquitetura (Ensino). Técnicas digitais.

Resumo

A adoção de novas tecnologias no processo de projeto tem desempenhado um papel fundamental na Arquitetura contemporânea. Isso tem instigado os professores a buscar conhecer os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem de projeto. Este artigo é um estudo de caso da disciplina Responsive Architecture, lecionada pela arquiteta Anne Save de Beaurecueil na Unicamp. A disciplina inclui uma intensa utilização de meios computacionais de geração, representação e modelagem do projeto. O objetivo deste artigo é descrever o método utilizado nessa disciplina, a partir da observação das atividades, contextualizando-o no cenário das novas práticas arquitetônicas e de seu impacto no ensino, em escolas de excelência internacional. Por fim, verificam-se similaridades do método para inclusão de novas tecnologias com práticas pedagógicas atuais no ensino de Arquitetura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maycon Sedrez, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.
Arquiteto e urbanista pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), mestre em Planejamento e Projeto de Arquitetura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorando em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é bolsista da Capes Brasil na mesma instituição e pesquisador do Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção.
Gabriela Celani, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.
Arquiteta e urbanista pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela mesma instituição. PhD em Design and Computation pela Massachusetts Institute of Technology (EUA) e Pós-doc em Sistemas Generativos pela Universidade Técnica de Lisboa, Portugal. Atualmente é professora com dedicação exclusiva na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenadora do Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção.
Publicado
2014-09-10
Como Citar
Sedrez, M., & Celani, G. (2014). Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias: uma abordagem pedagógica contemporânea. Pós. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Arquitetura E Urbanismo Da FAUUSP, 21(35), 78-97. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v21i35p78-97
Seção
Artigos