Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias: uma abordagem pedagógica contemporânea

Maycon Sedrez, Gabriela Celani

Resumo


A adoção de novas tecnologias no processo de projeto tem desempenhado um papel fundamental na Arquitetura contemporânea. Isso tem instigado os professores a buscar conhecer os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem de projeto. Este artigo é um estudo de caso da disciplina Responsive Architecture, lecionada pela arquiteta Anne Save de Beaurecueil na Unicamp. A disciplina inclui uma intensa utilização de meios computacionais de geração, representação e modelagem do projeto. O objetivo deste artigo é descrever o método utilizado nessa disciplina, a partir da observação das atividades, contextualizando-o no cenário das novas práticas arquitetônicas e de seu impacto no ensino, em escolas de excelência internacional. Por fim, verificam-se similaridades do método para inclusão de novas tecnologias com práticas pedagógicas atuais no ensino de Arquitetura.

Palavras-chave


Tecnologias de projeto. Projeto digital. Arquitetura contemporânea. Projeto de arquitetura (Ensino). Técnicas digitais.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v21i35p78-97

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2014 Maycon Sedrez, Gabriela Celani

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Indexação

  • Diadorim
  • DOAJ
  • Índice de Arquitetura Brasileira
  • Latindex
  • Portal de Periódicos CAPES
  • Ulrichsweb

 

ISSN 2317-2762 (Online)

ISSN 1518-9554 (Impresso)