Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias: uma abordagem pedagógica contemporânea

  • Maycon Sedrez Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.
  • Gabriela Celani Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.
Palavras-chave: Tecnologias de projeto. Projeto digital. Arquitetura contemporânea. Projeto de arquitetura (Ensino). Técnicas digitais.

Resumo

A adoção de novas tecnologias no processo de projeto tem desempenhado um papel fundamental na Arquitetura contemporânea. Isso tem instigado os professores a buscar conhecer os processos cognitivos envolvidos na aprendizagem de projeto. Este artigo é um estudo de caso da disciplina Responsive Architecture, lecionada pela arquiteta Anne Save de Beaurecueil na Unicamp. A disciplina inclui uma intensa utilização de meios computacionais de geração, representação e modelagem do projeto. O objetivo deste artigo é descrever o método utilizado nessa disciplina, a partir da observação das atividades, contextualizando-o no cenário das novas práticas arquitetônicas e de seu impacto no ensino, em escolas de excelência internacional. Por fim, verificam-se similaridades do método para inclusão de novas tecnologias com práticas pedagógicas atuais no ensino de Arquitetura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maycon Sedrez, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.
Arquiteto e urbanista pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), mestre em Planejamento e Projeto de Arquitetura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorando em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é bolsista da Capes Brasil na mesma instituição e pesquisador do Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção.
Gabriela Celani, Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo.
Arquiteta e urbanista pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela mesma instituição. PhD em Design and Computation pela Massachusetts Institute of Technology (EUA) e Pós-doc em Sistemas Generativos pela Universidade Técnica de Lisboa, Portugal. Atualmente é professora com dedicação exclusiva na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenadora do Laboratório de Automação e Prototipagem para Arquitetura e Construção.

Referências

ALTOMONTE, Sergio. Framework for curriculum development. Nottingham: Educate, 2012. 66 p.

ALVES, Eva Maria. Comunidade Novo Glicério. 2011. Disponível em: http://comunidadenovoglicerio.blogspot.com.br/search/label/1º%20Sobre%20%20ONG. Acesso em: 15 out. 2012.

AMORIM, Ariovaldo. L. Impacto das novas tecnologias nos currículos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo. In: SEMINÁRIO NACIONAL A INFORMATICA NO ENSINO DE ARQUITETURA, 1., 1995, Salvador. Anais... Salvador : FAUFBA, 1995. v. único.

BEAURECUEIL, Anne Save de; LEE, Franklin. (Eds). Articulated grounds: mediating environment and culture. Londres: AA Publications, 2009a. 160 p. (A.A. Agendas. n. 7).

BEAURECUEIL, Anne Save de; LEE, Franklin. Articulating environmental grounds. Architectural Design, n. 79, 2009b, p. 120–123.

BEAURECUEIL, Anne Save de. Programa da disciplina Responsive Architecture: tópicos Especiais. Unicamp. 2012.

BIE - Buck Institute for Education. 2013. Disponível em: http://www.bie.org/about/what_is_pbl. Acesso em: 27 abr. 2013.

BRIDGES, Alan. A critical review of problem based learning in architectural education. In: eCAADe CONFERENCE, 24., Volos, Greece. Proceedings: Comunicating Space(s). Volos: eCAADe, 2006. p. 182-189.

CELANI, Gabriela; SEDREZ, Maycon. Entrevista com Anne Save de Beaurecueil. Entrevista, [on-line], São Paulo, jul. 2013. Disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/entrevista/14.055/4776?page=7.

CELANI, Gabriela. Beyond analysis and representation. In: CAD: a new computational approach to design education. 2002. 202 f. Tese (Doutorado em Architecture: Design and Computation) Massachusetts Institute of Technology, Cambridge: MIT, 2002.

CEPEDA, Francisco Javier. Designing a problem-based learning course of mathematics for architects. Nexus Network Journal , v. 7, n. 1, p. 42-47, 1 abr. 2005.

ENGEL, Heino; RAPSON, Ralph. Tragsysteme = Structure Systems. Stuttgart: Hatje, 1977. 352 p.

FISCHER, Thomas; HERR, Christiane M. Teaching Generative Design. In: INTERNATIONAL GENERATIVE ART CONFERENCE, 4., 2001, Milano. Proceedings... Milano : Politecnico di Milano, 2001.

KNOBEL, Marcelo. Programa Professor Especialista Visitante em Graduação – PPEVG. 2012. Disponível em: www.prg.unicamp.br/hotsites/ppevg/. Acesso em: 15 out. 2012.

KOLAREVIC, Branko. Architecture in the digital age: design and manufacturing. New York: Taylor & Francis, 2003. 320 p.

LAWSON, Bryan; DORST, Kees. How designers think: the design process demystified. Oxford: Elsevier, 2005. 321 p.

MARKHAM, Thom; LARMMER, John; RAVITZ, Jason (org.) Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores do ensino fundamental e médio. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 200 p.

MEREDITH, Michael. From control to design: parametric/algorithmic architecture. Barcelona: Actar, 2008. 239 p.

OXMAN, Rivka. Theory and design in the first digital age. Design Studies, n. 27, 2006, p. 229-265.

OXMAN, Rivka. Digital architecture as a challenge for design pedagogy: theory, knowledge, models and medium. Design Studies, n. 29, 2008, p. 99-120.

OXMAN, Rivka. Digital design didactics: re-thinking design theory, methodology and pedagogy. In: STEINO, Nicolai; ÖZKAR, Mine (Org.). Shaping design teaching: explorations into the teaching of form. Aalborg: Aalborg University Press, 2012. 224 p.

POTTMANN, Helmut et al. Renzo Piano Building Workshop: in search of a balance. Process: Architecture. n. 100. 1992. 258 p.

ROCHA, Altino João M. Architecture Theory 1960-1980: emergence of a computational perspective. 350 p. Tese (Doutorado em Arquitetura) Massachusetts Institute of Technology. Cambridge: MIT, 2004.

STEINO, Nicolai; ÖZKAR, Mine (Org.). Shaping design teaching: explorations into the teaching of form. Aalborg: Aalborg University Press, 2012. 224 p.

TERZIDIS, Kostas. Algorithmic Architecture. London: Elsevier, 2006.176 p.

TIDAFI, Temy; IORDANOVA, Ivanka. Experimental approach in an architectural design studio: how digital technologies could change a design process. In: eCAADe CONFERENCE, 24., Proceedings: Comunicating Space(s). 2006, Volos, Greece: eCAADe, 2006. p. 852-858.

UPITIS, Alise. Nature normative: the design methods movement, 1944-1967. 564 p. Tese (Doutorado em Arquitetura). Massachusetts Institute of Technology, 2008.

Publicado
2014-09-10
Como Citar
Sedrez, M., & Celani, G. (2014). Ensino de projeto arquitetônico com a inclusão de novas tecnologias: uma abordagem pedagógica contemporânea. Pós. Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Arquitetura E Urbanismo Da FAUUSP, 21(35), 78-97. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v21i35p78-97
Seção
Artigos