Inventar o passado, construir o futuro: São Paulo entre nacionalismos e cosmopolitismos nas primeiras décadas do século 20
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v21i36p24-53Palavras-chave:
São Paulo. Nacionalismo. Cosmopolitismo. Modernismo. História cultural.Resumo
O artigo aponta como a questão do estilo mais adequado para São Paulo estava inserida no debate autorizado de engenheiros e arquitetos, ao mesmo tempo em que animava a discussão entre intelectuais e o público leigo. A partir dos textos do jornalista e escritor modernista Menotti del Picchia (1892-1988) e do arquiteto russo Gregori Warchavchik (1896-1972), publicados sobretudo no jornal Correio Paulistano, bem como os do escritor e editor Monteiro Lobato (1884-1948) e do engenheiro português Ricardo Severo (1869-1940), veiculados n’O Estado de S. Paulo, e ainda das crônicas do crítico e poeta Mário de Andrade (1893-1945), divulgadas no Diário Nacional, percebe-se que o tema da fisionomia daquela cidade em plena marcha de progresso alimenta a construção do discurso acerca da nacionalidade e da modernidade artística, nas primeiras décadas do século 20. Tal debate ocorre em um campo de investigação e experimentação artísticas intensas, que se dá no embate entre a idealização universalista, a defesa radical da modernidade artística, o tradicionalismo conservador e o patriotismo tacanho.
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Referências
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