Variáveis de uma trajetória expositiva: O caso Hélio Oiticica

Autores

  • Amanda Saba Ruggiero Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v24i43p22-35

Palavras-chave:

Exposições, Hélio Oiticica, Internacional, Valor, Recepção

Resumo

O artigo analisa a trajetória expositiva de Hélio Oiticica e adota como ponto de partida sua projeção internacional, com a finalidade de investigar o interesse por um artista, e as oscilações de sua recepção ao longo do tempo. De que maneira são construídas as estratégias que incidem no valor de uma trajetória artística? E qual o peso e efeito de uma exposição neste processo? O percurso expositivo de Hélio Oiticica foi compreendido em três momentos: o primeiro quando o artista era vivo (1965-1980) e agiu diretamente nas escolhas e montagens dos eventos que participou, atuando como artista e curador; o segundo momento (aproximadamente entre 1980-90), caracterizado por grandiosos eventos que circularam entre América do Norte e Europa, e o terceiro, a partir dos anos 2000 até os dias atuais, quando sua produção passa a pertencer a acervos de museus e coleções internacionais. O estudo contribui para a compreensão do campo da arte e diversas variáveis que incidem no processo de reconhecimento de uma carreira artística, seja potencializando sua difusão como também contribuindo para a intensificação de sua produção, e identifica atores que compõem este circuito, nomeadamente estrangeiros – críticos; curadores, independentes ou ligados a instituições; colecionadores; marchands; artistas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AMARAL (ORG.), A. Modernidade: Arte Brasileira do século XX. São Paulo: Ministério da Cultura/MAM, 1988.

AMARAL (ORG.). Textos do trópico de capricórnio: artigos e ensaios (1980-2005). São Paulo: Ed. 34, v. 3, 2006.

AMARANTE, L. A controvertida arte de Kassel. ìcaro brasil, Rio de Janeiro, 1 jan. 1997.

ANJOS, M. D. Local/ global: arte em transito. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2005.

ARAÚJO, O. T. D. Enfim, a venda. Veja, São Paulo, 6 novembro 1972.

ARTES, S.E.D.9.S.N.D. Lygia Clark e Helio Oiticica. Rio de Janeiro/São Paulo: catálogo da exposição, 1986/87.

BARATA, M. L’art actuel au Brésil. Aujourd´hui, art et architecture, Paris, jul 1964.

BARREIRO, G. P. Entrevista para Amanda Saba Ruggiero, Nova York, 04 Janeiro 2013. 12.

BASILIO, M. Reflecting on a history of collecting and exhibiting work by artists from latin america. In: BASILIO, M., et al. Latin American & Caribbean Art MoMA at EL MUSEO. Nova York: EL Musei del Barrio e MoMA Nova York, 2004.

BASUALDO, C. Entrevista para Amanda Saba Ruggiero, Philadelfia, 20 fev. 2013.

BENTO, A. Oiticica. Jornal Ultima Hora, Rio de Janeiro, 15 março 1969.

BESSA, A. S. Brazilian art in the museums of New York City. 1. ed. Brazília: Ministério das Relações Exteriores, v. 1, 2011.

BESSA, A. S. Entrevista para Amanda Saba Ruggiero. Entrevista, Nova York, 30 janeiro 2013.

BOURDIEU, P.; DARBEL, A. O amor pela arte: os museus de arte na europa e seu público. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2007.

BRENSON, M. A Brazilian Exhibition In a Didactic Context Review/Art. New York Times, Nova York, 6 maio 1988.

BRETT, G. Ways of pointing a camera. The Times, Londres, 22 April 1969.

BRETT, G. Hélio Oiticica: reverie and Revolt. Art in Améria, Nova York, p. 3, Janeiro 1989.

BRETT, G. Brasil experimental arte/vida, proposições e paradoxos. Tradução de Renato Rezende. Rio de Janeiro: Contracapa, 2005.

BRETT, G. Helio Oiticica. Tate papers, Londres, 19/18 outubro 2007.

BRETT, G. Galeria Transversal, 2011. Disponivel em: http://galeriatransversal.com.br/port/exposicoes/texto.php?id=2. Acesso em: 18 jun. 2012.

BRETT, G. et al. Helio Oiticica. Paris: Galerie Nationale du Jeu de Paume, 1992.

BRETT, G.; FIGUEIREDO, L. Oiticica in London. Londres: Tate Publishers, 2007.

BROOKE, E. H. New York Galleries Teaming Up To Show Art by 16 Brazilians. New York Times, Nova York, 2 janeiro 1995.

CÂNDIDO, A. Os brasileiros e a nossa América. In: CANDIDO, A. Recortes. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004. p. 143-155.

CLARK, L.; OITICICA, H. Lygia Clark_Helio Oiticica: Cartas,1964-1974. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.

COSTA, M. I. D. Helio Oiticica em ambiente Londrino. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 22 abril 1969.

COSTA, O. C. D. Arte Brasileira em Nova York. Guia das artes, São Paulo, Abril/ Março 1995.

COSTA, O. C. D. Entrevista para Amanda Saba Ruggiero. Entrevistas, São Paulo, 05 Julho 2013.

COUTINHO, W. O Marginal Iluminado. Veja, São Paulo, 5 fevereiro 1986.

EMILIO CARLOS, E. Helio Oiticica. Diário de notícias, Rio de Janeiro, 01 jul. 1965.

FARMER, J. A. The Experimental Exercise of Freedom: A Conversation with Rina Carvajal and Alma Ruiz. Art Journal, 2000. 22-31.

FAVARETTO, C. Inconformismo estético, inconformismo social, Hélio Oiticica. Revista Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 4, n. n8, p. 151-58, jan-jul 1990.

FAVARETTO, C. A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: Edusp Fapesp, v. 1, 1992.

FERREIRA, G. Entrevista para Amanda Saba Ruggiero. Entrevistas, Rio de Janeiro, 19 Junho 2013.

FIGUEIREDO, L. Entrevista para Amanda saba Ruggiero. Entrevistas, Rio de Janeiro, 18 junho 2013.

FIORAVANTE, C. Havana recebe Helio Oiticica interativo. Folha de São Paulo, São Paulo, 10 agosto 2000.

GAST, D. V. Courting the Carnivalesque.. Art in América. , Nova York, janeiro 1989.

GATHERCOLE, S. BEYOND GEOMETRY:experiments in form. The ArtBook, fevereiro 2005. volume 12.

GLAZEBROOK, M. recollection. In: BRETT, G.; FIGUEIREDO, L. Oiticica in London. Londres: Tate Publishing, 2007.

GOSLING, N. Lotus – Land, East London. The Observer Review, 9 março 1969.

GUILBAUT, S. How New York stole the idea of modern art abstract expressionism, freedom, and the cold war. Chicago,: University of Chicago Press, 1983.

HIGHTOWER, J. B. Memorandum. The Museum Of Modern Art. New York. 1970.

JAREMTCHUK, D. G. Experiências em Nova Iorque na década de 1970. ARS (USP), Sao Paulo, v. v. 6, , p. p. 104-113, 2008.

JORDÃO, V. P. Oiticica em Londres. O Globo, , Rio de Janeiro, 19 Março 1969.

KEELER, P. Carta convite para Helio Oiticica. Acervo Digital PHO, Londres, 16 jun. 1965.

KIMMELMAN, M. Brazil in all its extravagant glory. New York Times, Nova York, 26 outubro 2001.

KRAMER, H. Recommended reading. New York Times , Nova York , 12 julho 1970.

LARSON, K. Bye-bye Brazil. New York Magazine, Nova York, v. 21, p. 80, maio 1988. ISSN 22.

LIPPARD, L. Entrevista com Hans Ulrich Obrist. In: OBRIST, H. U. Uma Breve História da curadoria. São Paulo: Bei, 2010.

LOURENÇO, M. C. F. Operários da Modernidade. São Paulo: Hucitec/EDUSP, 1995.

MACADAM, A. Brazil: Body and Soul. ARTnews, Nova York, dezembro 2001.

MARIO GIOIA, SILAS MARTI. Leia íntegra da entrevista com o curador Paulo Herkenhoff. Folha de São Paulo, São Paulo, 29 janeiro 2008.

MCSHINE, K. Information Exhibition Research. The Museum of Modern Art Archives. New York. 17.11.1969. ([CUR 934]).

MCSHINE, K. Trip to south america. The Museum of Modern Art Archives. New York. 17.11.1969. ([CUR 934]).

MCSHINE, K. Carta para Helio Oiticica. Acervo Digital PHO, Nova York, 03 nov. 1969. 1.

MCSHINE, K. Carta para Helio Oiticica. Carta- Acervo Digital PHO, Nova York, 14 mar. 1970. 2.

MEDALLA, D. “Space suit by Fisher, Parangolé by Oiticica”. Signals Newsbulletin, Londres, ago/out 1965. 14.

MEDALLA, D. Sounding two. Signals Newsbulletin, Londres, jun/jul 1965. 7.

MEDALLA, D. “Methamorphosis,1965:Glass Bolide By Helio Oiticica”. Signals Newsbuletin, Londres, n. Acervo digitalizado PHO, 01 jun. 1965. ISSN document 0613/65, cx.2 cd.1.

MEDALLA, D. Recollection. In: BRETT, G.; FIGUEIREDO, L. Oiticica in London. Londres: Tate publishers, 2007. p. 26.

MENDES, L. Helio vai de Labirinto. Domingo Ilustrado, Rio de Janeiro, 15 ago. 1971. 1.

MESQUITA, I. Entrevista com Ivo Mesquita. Fórum Permanente, São Paulo, janeiro 2006. http://www.forumpermanente.org/rede/numero/rev-numero7/entrevIvoM.

MILLER, S. William Lieberman,81,built art collections. the sun New York, 03 junho 2003. Disponivel em: http://www.nysun.com/obituaries/william-lieberman-81-built-art-collections/14871/. Acesso em: 5 set. 2013.

MOMA, T. M. O. M. A. releases MoMA, 1970. Disponivel em: http://www.moma.org/docs/press_archives/4487/releases/MOMA_1970_July-December_0006_69I.pdf?2010. Acesso em: 01 set. 2013.

MORAIS, F. Um ditador tropicalista em Londres. Jornal Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 12 Março 1969.

MULLINS, E. Everybody´s civilised. The Sunday telegraph, Londres, 23 fevereiro 1969.

MULLINS, E. This other –and unnecessary – Eden. The Sunday telegraph., 9 março 1969.

NAVES, R. Um azar histórico desencontroes entre modernos e contemporâneo na arte brasileira. Novos Estudos, São Paulo, Novembro 2002.

NAVES, R.Edemar: as artes como abre-alas. o estado de S. Paulo, São Paulo, 2 outubro 2005.

O GLOBO. Oiticica espanta Londres com sua arte e araras. O Globo, Rio de Janeiro, 13 março 1969.

OITICICA, H. Carta para Guy Brett. Carta - Acervo Digital PHO, Rio de Janeiro, 28 outubro 1968. 3.

OITICICA, H. Carta para caetano Veloso. Carta - Acervo Digital PHO, 26 dez. 1968a.

OITICICA, H. Cartão Postal Kynaston. The Museum of Modern Art Archives, New York, 24 nov. 1969 a. 1.

OITICICA, H. Carta para Amilcar de Castro. Carta Acervo Digital PHO, Brighton, Inglaterra, 1 nov. 1969. 3.

OITICICA, H. Carta para Amilcar de Castro e Rubens Gerchman. Carta- Acervo Digital PHO, Londres, 10 março 1969.

OITICICA, H. Carta para Rubens Gerchman. Carta-Acervo Digital PHO, Brigton, Inglaterra, 12 nov. 1969. 3.

OITICICA, H. Carta para Guy Brett. Carta- Acervo Digital PHO, Rio de Janeiro, 6 novembro 1970. 2.

OITICICA, H. Carta para Lygia Clark. Carta Acervo Digital PHO, Rio de Janeiro, 02 Agosto 1970.

OITICICA, H. Texto de HO questionando o papel da critica de arte em geral, Rio de Janeiro, 27 janeiro 1970.

OITICICA, H. Carta para Raimundo Amado. Carta- Acervo Digital PHO, Nova York, 3 jan 1971.

OITICICA, H. Exposição ? eu não! Geléia Geral de Torquato Neto, Rio de Janeiro, setembro 1971.

OITICICA, H. Carta para Roberta Salgado. Carta Acervo Digital PHO, Nova York, 18 Novembro 1971d.

OITICICA, H. Carta para Ivan Cardoso. Carta Acervo Digital PHO, Nova York, 12 novembro 1971e.

OITICICA, H. carta para Aracy Amaral. Carta- Acervo digital PHO, Nova York, 01 abr. 1972. 3.

OITICICA, H. Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

OLEA, H.; RAMÍREZ, M. C.; YBARRA-FRAUSTO, T. Resisting categories: Latin American and/or Latino? Houston: Yale Press, v. 1, 2012.

OVERY, P. Space without and within. The Financial Times, londres, 18 march 1969.

P.S.1, THE INSTITUTE FOR ART AND URBAN RESOURCES, INC. AND SOCIEDADE CULTURAL ARTE BRAZIL.. BRAZIL PROJECTS. São Paulo: Sociedade Cultural Arte Brasil, 1988.

PEDROSA, A. Brazil Body nd Soul. Artforum, Nova York, 5 Março 2002.

PEDROSA, M. Os projetos de Hélio Oiticica. Jornal do Brasil-Suplemento Dominical, Rio de Janeiro, 25 nov. 1961.

PEDROSA, V. Conversa puxa conversa. Correio da manhã, Rio de Janeiro, 23 Julho 1968a.

PEDROSA, V . Apocalipopótese.. Correio da manhã., Rio de Janeiro, 27 Julho 1968b.

PEREZ-BARREIRO, G. Entrevista para Amanda Saba Ruggiero, Nova York, 4 Janeiro 2013.

PEREZ-ORAMAS, L. Entrevista para Amanda Saba Ruggiero, Nova York, 01 mar. 2013.

PERREAULT, J. Art Information. The Village Voice, Nova York, 16 Julho 1970. 3.

PETER, C. B. P. Brasileiro descobre a cor da cor. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 16 jul. 1964. 1.

PICARD, C. Entrevista para Amanda saba Ruggiero. Entrevistas, Nova York, 7 fevereiro 2013.

PIMENTA, A. A festa que pode levar um museu ao Rio de Janeiro. Veja, São Paulo, 22 novembro 2000.

RALPH Camargo uma galeria de vanguarda. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 22 junho 1971.

RAMIREZ, M. C. Beyond "The Fantastic": Framing Identity in U. S. Exhibitions of Latin American Art. Art Journal, Vol. 51, No. 4, Latin American Art, winter 1992. pp. 60-68.

RAMUSSEN, W. Entrevista para Amanda Saba Ruggiero, Houston, 11 fevereiro 2013.

RAMUSSEN, W. Latin American Artists of The 20th century. In: OLEA, H.; RAMIREZ, M. C.; YBARRA-FRAUSTO, T. Resisting categories: LAtin American art and/or latino? Houston: Museu of fine Arts Houston, 2012. p. 1159.

RANGEL, G. Entrevista para Amanda Saba Ruggiero, Nova York, 19 fev. 2013.

RESTANY, P. L´ottava Bienale di San Paolo. Domus, Milão, novembro 1965.

RUGGIERO, Amanda Saba. Elos e assimetrias na recepção de Hélio Oiticica. 2014. Tese (Doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. doi:10.11606/T.16.2014.tde-25072014-092309. Acesso em: 2017-03-21.

SALZSTEIN, S. Autonomia e subjetividade na obra de Helio Oiticica. Novos Estudos, São Paulo, Março 1995.

SANTIAGO, S. Helio Oiticica e a cena americana. In: FERREIRA, G. Entrefalas(entrevistas realizadas por). Porto Alegre: Zouk, 1998.

SCHILLER, B. Iluminado desafio da arte de ilustrar. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 10 maio 1981. 3.

SCHJEDAHL, P. Southern Exposure. Village Voice, Nova York, 22 junho 1993.

SEVCENKO, N. Arte selvagem. carta capital, Rio de Janeiro, 24 outubro 2001.

SMALL, I. "Tropicália". Arforum, Nova York, fevereiro 2006.

SMALL, I. Entrevista para Amanda Saba Ruggiero, Princeton, NJ, 21 fev. 2013.

SMITH, R. 20th-century Latin American Works at the Modern. New York Times, Nova York, 4 junho 1993.

SMITH, R. A short, Intense Career marked by vibrant color. New York Times, Nova York, 17 março 2007.

SPRICIGO, V. P. Relato de outra modernidade. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2009.

STORR, R. Kassel rock: interview with curator Catherine David. Arforum , v.35 maio 1997. n.9.

SULLIVAN, E. Entrevista para Amanda Saba Ruggiero, Nova York, 18 jan. 2013.

TONE, L. Entrevista para Amanda Saba Ruggiero. entrevistas, Nova York, 12 março 2013.

TOTA, A. P. Os Americanos. São Paulo: Contexto, 2009.

ZELEVANSKY, L. beyond geometry. Los Angeles: Los angeles County museum of art, v. 1, 2004.

ZELEVANSKY, L. Entrevista com Amanda Saba Ruggiero, Nova York, 01 fev. 2013.

Publicado

2017-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Variáveis de uma trajetória expositiva: O caso Hélio Oiticica. (2017). PosFAUUSP, 24(43), 22-35. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v24i43p22-35