O Impacto do Sistema de Transporte sobre o Espaço Urbano e seu Controle

Autores

  • Andreina Nigriello

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v1i2p47-54

Resumo

O controle do impacto sobre o espaço urbano de melhorias efetuadas no sistema de transporte pressupõe o entendimento da interação entre o uso e ocupação do solo e a acessibilidade. Essa interação e seus efeitos estão confirmados em estudos estatísticos do impacto da linha Norte-Sul do metrô de São Paulo sobre o espaço urbano. Para o controle desses efeitos são propostas algumas estratégias visando: maior justiça social na distribuição dos benefícios indiretos vinculados aos investimentos públicos no setor de transporte; a criação de novas fontes de financiamento para o setor; e a redu­ ção do afastamento da população de baixa renda das áreas diretamente atendidas pelas melhorias de transporte

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALQUIER, F. Contribution à l’etude de la rene foncière sur les terrains urbains. Espace et Sociétés (2): 75-87 mar., 1971.

BATISTUZZO, A. R. de C.; PACHECO, R. S. V. M. O processo de valorização dos terrenos em uma área de intervenção pública concentrada: Vila do Encontro. Espaço e Debates. São Paulo 2: 19-59, maio 1981.

BOLOGNA. Comune. Per il recupero urbano. Bologna, 1980.

CAMPOS VENUTI, G. Urbanística e austerità. Milano, Feltrinelli, 1978.

CSU, 1973. p. 208-209.

FOLIN, M. La ciudad dei capital. México, D. F., Gili, 1977.

LIPIETZ, A. Le tribut foncier urbain. Paris, François Maspero, 1974.

LOJKINE, J. O Estado capitalista e a questão urbana. São Paulo, Martins Fontes, 1981.

NIGRIELLO A. Fontes alternativas para financiamento do transporte coletivo. A experiência francesa. São Paulo, 1989. Relatório de viagem apresentado à EBTU, FAUUSP e METRÔ/SP.

NIGRIELLO, A. Conservar para desenvolver. (Estudo sobre as alterações do espaço edificado ao longo da linha Norte-Sul do metrô de São Paulo). São Paulo, 1987. Tese de Doutorado - FAUUSP.

NIGRIELLO, A. et all. Construir o metrô ê também reconstruir a cidade. São Paulo, 1991. METRÔ/SP - NTL.

NIGRIELLO, A. Pesquisa Bibliográfica. In: O valor do solo e sua relação com a acessibilidade. (Estudo do impacto da implantação da linha NorteSul do metrô de São Paulo sobre o mercado imobiliário). Rio de Janeiro, 1977. Dissertação - Mestrado - COPPE/UFRJ. p. 4-75.

NIGRIELLO, A. Pesquisa Empírica. In: O valor do solo e sua relação com a acessibilidade. (Estudo do impacto da implantação da linha NorteSul do metrô de São Paulo sobre o mercado imobiliário). Rio de Janeiro. 1977. Dissertação — Mestrado - COPPE/UFRJ. p. 76-115.

SAYAD, J. Preço da terra e mercados financeiros. São Paulo, FIPE/USP, 1977.

TOPALOV, C. Capital et propriété foncière. Paris,

VIEIRA DA CUNHA, P.; SMOLKA, M. O Notas críticas sobre a relação entre rendas fundiárias e o uso do solo urbano. São Paulo, FUNDAP, 1978.

Downloads

Publicado

1992-12-19

Edição

Seção

nao definida

Como Citar

O Impacto do Sistema de Transporte sobre o Espaço Urbano e seu Controle. (1992). PosFAUUSP, 1(2), 47-54. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v1i2p47-54