Espaço e interações na historiografia da arquitetura moderna brasileira

Autores

  • Anat Falbel Universidade Estadual de Campinas; Instituto de Filosofia e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v18i29p34-52

Palavras-chave:

Historiografia, arquitetura brasileira, estudos comparativos

Resumo

A multiplicação das referências espaciais no pensamento contemporâneo impôs limites às epopéias desenvolvidas conforme a trajetória de suas narrativas, ou seja, a partir da crença que o tempo da história poderia atravessar o espaço seguindo uma direção preestabelecida e unívoca¹ . Considerando que o conceito de espaço, ao contrário, implica simultaneamente mobilidade e encontro, este último entendido de forma dialógica, o presente texto pretende exercitar uma abordagem espacial em uma análise historiográfica específica: a construção da narrativa da moderna arquitetura brasileira. Para tanto, o conceito de espaço será operado a partir de três abordagens distintas. A primeira delas diz respeito à posição e ao contexto a partir do qual essa construção foi desenvolvida, ou seja, considerando a posição ocupada por seu principal propositor, o arquiteto Lucio Costa, durante a efervescência cultural da década de 1930, e o viés autoritário, nacionalista e populista que marcou a cultura durante o período do Estado Novo (1937-1945). A segunda abordagem relacionada à geografia cultural analisa o modo pelo qual o historiador compreendeu o conceito de história e operou as idéias de transferências, trocas e diálogos, seja no espaço cultural contemporâneo, seja entre o passado e o presente histórico. Os compromissos de Costa com a asserção de uma identidade nacional, conforme sugere a relação figural traçada pelo historiador entre arquitetura colonial e arquitetura moderna, emergem no confronto com as elaborações de caráter supranacional dos americanos George Kubler e Robert Chester Smith - seus contemporâneos nos estudos da arte e da arquitetura colonial latino-americanas - elaborações essas permeadas pelo humanismo europeu que alcançou a América junto dos intelectuais exilados durante o período do entreguerras. E, finalmente, a terceira abordagem proposta introduz a noção de diálogo cultural, conforme com a tradição das formulações teórico-espaciais de Georg Simmel e Martin Buber.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AXELROD, Charles David. Studies in intellectual breakthrough: Freud, Simmel, Buber. Amherst: University of Massachusetts Press, 1979.

BAILEY, Gauvin Alexander. Art on the jesuit missions in Asia and Latin America 1542-1773. Toronto: University of Toronto Press, 2001.

BAILEY, Gauvin Alexander. Asia in the Arts of Colonial Latin America. In: RISHEL, Joseph J.; STRATTON-PRUITT, Suzanne (Org.). The arts in Latin America 1492-1820. Philadelphia: Philadelphia Museum of Art; Yale University Press, 2006.

BALIBAR, Étienne. The nation Form: History and Ideology. In: BALIBAR, Étienne; WALLERSTEIN, Immanuel Maurice (Ed.). Race, nation, class: ambiguous identities. Londres: Verso, 1991.

BASTOS, Elide Rugai. Gilberto Freire. Casa-grande & senzala. In: MOTA, Lourenço Dantas (Org.). Introdução ao Brasil: um banquete no trópico. São Paulo: Senac, 1999.

BENOIST, Jocelyn; MERLINI, Fabio (Ed.). Historicité et spatialité: le problem de l’espace dans la pensée contemporaine. Paris: Libr. Philosophique J. Vrin, 2001. (ProbleÌmes et controverses).

BHABHA, Homi K. Dissemination: time, narrative, and the margins of the modern nation. The location of culture. Londres: Routledge, 1994.

BUBER, Martin. Dialogue in between man and man. Londres: Routledge, 2002.

BUENO, Beatriz Piccolotto Siqueira. Desenho e desígnio: o Brasil dos engenheiros militares (1500-1822). 2001. Tese (Doutorado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

CAMPBELL, Malcom; SMITH, Robert Chester; UNIVERSITY OF PENNSYLVANIA. Robert Chester Smith: research in history of art. In: SALA, Dalton et al. (Ed.). Robert C. Smith: research in history of art in United States. Lisbon: Fundação Calouste Gulbekian, 2000.

DERRIDA, Jacques. O monolinguismo do outro ou a prótese de origem. Porto: Campo das Letras, 2001.

CANDIDO, Antonio (Org.). Silvio Romero: teoria, crítica e história literária. São Paulo: Edusp, 1978.

CANDIDO, Antonio (Org.). Sergio Buarque de Holanda e o Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1998.

COSTA, Lucio. A arquitetura dos jesuítas no Brasil. Revista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, São Paulo: C/FAUUSP/IPHAN, p. 91, 1978. Textos Escolhidos e Arquitetura religiosa.

COSTA, Lucio. Lucio Costa: registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995.

COSTA, Lucio; XAVIER, Alberto (Org.). Lúcio Costa: sobre arquitetura. Porto Alegre: UniRitter, 2007. Edição fac símile do livro de mesmo título publicado em 1962.

ESPAGNE, Michel. Les transferts culturals franco-allemands. Paris: PUF, 1999.

FALBEL, Anat. Arquitetos imigrantes no Brasil: uma questão historiográfica. In: SEMINÁRIO

DOCOMOMO BRASIL, 6., 16-19, 2005, Niterói. Anais... Niterói: Universidade Federal Fluminense, 2006. p. 1-20. Disponível em: http://www.docomomo.org.br/seminarios%206%20Niteroi%20sumario%20autores.htm. Acesso em: 23 maio 2011.

FALBEL, Anat. Immigrant Architects in Brazil: a historiographical issue. DOCOMOMO Journal, v. 34, p. 58-65 2006.

FOCILLON, Henri. The art of the west i romanesque art. Londres: Phaidon Press, 1963.

FOCILLON, Henri. The life of forms. Nova York: Zone Books, 1992.

FREYRE, Gilberto de Melo. Brazilian National Character in the Twentieth Century. National Character in the Perspective of the Social Sciences. Annals of the American Academy of Political and Social Science, v. 370, p. 57-62, 1967.

FREYRE, Gilberto de Mello. Casa-grande & senzala. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978.

HARRINGTON, Mona. Loyalties: dual and divided. In: WALTZER, Michael; KANTOWIWICZ, Edward T.;

HIGHAM, John; HARRINGTON, Mona, (Ed.). The politics of ethnicity. Cambridge: Harvard College, 1982.

HITCHCOCK, Henry-Russell; JOHNSON, Philip. Le style international. Marselha: Éditions Parenthèses, 2001.

HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

KALLEN, Horace. M. Culture and democracy in the United States. New Brunswick: Transaction Publishers, 1998.

KAUFMANN, Thomas da Costa. Towards a geography of art. Chicago: The University of Chicago, 2004.

KONVITZ, Milton R. Horace Meyer Kallen (1882-1972) in praise of hyphenation and orchestration. In: KONVITZ, Milton R. (Ed.). The legacy of Horace M. Kallen. Nova York: Herzl Press, 1987.

KRUFT, Hanno-Walter. The Theory of fortification. A History of architectural theory. From Vitruvius to the present. Princeton: Princeton Architectural Press, 1994.

KUBLER, George. Architectural historians before the fact. In: MACDOUGALL, Elizabeth Blair. The architectural historian in America. Hanover: University Press of New England, 1990.

KUBLER, George. The shape of time. New Haven: Yale University Press, 2008.

KUBLER, George; REESE, Thomas F. (Ed.). Studies in ancient american and european art: the collected essays of George Kubler. New Haven: Yale University Press, 1985.

LANDAUER, Carl. ‘Mimesis’ and Erich Auerbach’s self-mythologizing. German Studies Review,

Northfield, v. 11, n. 1, p. 83-96, 1988.

LEAL, Ernesto Castro. A idéia de Confederação Luso-Brasileira nas primeiras décadas do séc. XX. Disponível em: http://lagosdarepublica.wikidot.com/a-ideia-de-confederacao-luso-brasileira-nasprimeiras-decada. Acesso em: 23 maio 2011.

LEVI, Albert William. Kunstgeschichte als Geistesgeschichte: The lesson of Panofsky. Journal ofAesthetic Education, Champaign, v. 20, n. 4, 79-83, 1986.

LIGTELIJN, Vincent (Ed.). Aldo van Eyck works. Basel: Birkhäuser Publishers, 1999.

MCLEMORE. S. Dale Simmel’s ‘Stranger’; A Critique of the Concept. The Pacific Sociological Review, v. 13, n. 2, p. 86-94, 1970.

MICHELS, KAREN. Transfer and Transformation: the German Period in American Art History. In:

BARRON, Stephanie. Exiles + emigrés. The flight of European artists from Hitler. Los Angeles: County Museum of Art: Harry N. Abrams, 1997.

OLIN, Margaret. From Bezal’lel to Max Lieberman: Jewish Art in Nineteenth Century Art-Historical Texts. In: SOUSSLOFF, Catherine M. (Ed.). Jewish Identity in modern art history. Berkley: University of California Press, 1999. p. 19-40.

OLIN, Margaret. “‘Jewish Christians’ and ‘Early Christian’ Synagogues. The Discovery at Dura-Europos and its Aftermath”. The nation without art. Examining modern discourses on Jewish art. Lincoln: University of Nebraska Press, 2001.

OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. O rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Cosac Naify, 2003. PANOFSKY, Erwin. Reflexions on Historical Time. Critical Inquiry, Chicago, v. 30, n. 4, 2004.

OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Three Decades of Art History in the United States: Impressions of a Transplanted European. In: OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Meaning in the visual arts: papers in and on art history. Nova York: Doubleday anchor Books, 1955. p. 26-54.

PARKER, Kevin. Art history and exile: Richard Krautheimer and Erwin Panofsky. Exiles + emigrés: The flight of european artists from Hitler. In: BARRON, Stephanie (E.). Nova York: Los Angeles County Museum of Art; Harry Abrams, Inc. Publishers, 1997.

PERLOFF, Marjorie. Living in the same place: the old mono-nationalism and the New comparative literature. World Literature Today. Normas, Oklahoma, v. 69, n. 2, p. 249-255, 1995.

RATNER, Sidney. Horace M. Kallen and Cultural Pluralism. In: KONVITZ, Milton Ridvas (Ed.). The

legacy of Horace M. Kalle. New York: Herzl Press, 1987.

REIS, Nestor Goulart. Imagens de vilas e cidades do Brasil colonial. São Paulo: Edusp, 2000.

RISSELADA, Max; HEUVEL, Dirk van den (Ed.). Team 10: 1953-81, in search of a utopia of the

present. Rotterdam: NAi Publishers, 2005.

ROMERO, Sílvio. Literatura y nacionalismo. In: CÂNDIDO, Antonio. Ensayos Literários. Caracas: Biblioteca Ayacucho, 1982.

RUSSELL-WOOD, A. J. R. Robert Chester Smith research scholar and historian. In: SALA, Dalton

(Ed.). Robert C. Smith research in history of art. Lisboa: Fundação Calouste Gulbekian, 2000. p. 30-65.

SALLUM JR, Brasilio. Sergio Buarque de Holanda. Raízes do Brasil. In: MOTA, Lourenço Dantas (Ed.). Introdução ao Brasil: um banquete no tropico. São Paulo: Senac, 1999. p. 235-256.

SANTOS, Reinaldo dos. Oito séculos de arte portuguesa, história e espírito. Lisboa: Noticias, 1966.

SCHEIDER, Alberto Luiz. Sílvio Romero hermeneuta do Brasil. São Paulo: Annablume, 2005.

SCHWARZER Mitchell. German architectural theory and the search for modern Identity. Cambridge: Cambridge University Press, 1995.

SIMMEL, Georg. Bridge and Door. In: LEACH, Neil. Rethinking architecture: a reader in cultural

theory. London: Routledge, 1997. p. 66-69.

SIMMEL, Georg. The Stranger. In: WOLFF, Kurt H. (Ed.). The sociology of Georg Simmel. Nova York: Free Press, 1964. p. 26-39.

SIMMEL, Georg. The Stranger. In: PARK, Robert E.; BURGESS, Ernst W. (Ed.). Introduction to the Science of Sociology. Chicago: The University of Chicago Press, 1921. p. 322-327.

SMITH, Robert Chester. The art of Portugal 1500-1800. Londres: Weidenfeld and Nicolson, 1968.

SMITH, Robert Chester. Jesuit Buildings in Brasil. The Art Bulletin, Nova York, v. 30, n. 3, p.187-213, 1948.

SMITH, Robert Chester. O códice do Frei Cristovão de Lisboa. Revista do Patrimonio Historico e Artistico Nacional, Rio de Janeiro, v. 5, p. 121-126, 1941.

SMITH, Robert Chester. João Frederico Ludovice, an eighteenth century architect in Portugal. The Art Bulletin, Chicago, v. 18, n. 3, p. 273-370, 1936.

STRAUVEN, Francis. Aldo van Eyck: the shape of relativity. Amsterdã: Architectura & Natura, 1998.

TOLEDO, Benedito Lima de. O real corpo de engenheiros na capitania de São Paulo. São Paulo: João Fortes Engenharia, 1981.

VIANA, José Francisco Oliveira. Populações meridionais do Brasil: história, organização, psicologia. Rio de Janeiro: José Olympio, 1952.

VIDLER, Anthony. Agoraphobia: spatial estrangement in Georg Simmel and Siegfried Krakcaur. New German Critique, Durham, n. 54, p. 31-45, 1991. Special Issue on Siegfried Kracauer.

WARBURG, Abby M. Images from the region of the pueblo indians of North America. Tradução de Michael P. Steinberg. Ithaca: Cornell University Press, 1995.

WIRTH, Louis. The ghetto. Chicago: The University of Chicago Press, 1928.

WOHL, Helmut. Robert Chester Smith and the Art in the United States. In: SALA, Dalton et al. (Ed.). Robert Chester Smith: research in history of art. Lisbon: Fundação Calouste Gulbekian, 2000.

Downloads

Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Falbel, A. (2011). Espaço e interações na historiografia da arquitetura moderna brasileira. PosFAUUSP, 18(29), 34-52. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v18i29p34-52