Os traços do visível: Sobre o" problema da representação" na arquitetura

Autores

  • Mário Henrique Simão D'Agostino Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; Departamento de História da Arquitetura e Estética

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i18p34-47

Palavras-chave:

Perspectiva geométrica, visualidade, tratados, Renascimento, Alberti

Resumo

A perspectiva exata, técnica de representação gráfica adotada na arquitetura, tem sido alvo de inúmeras controvérsias, desde o renascimento italiano. Leon Battista Alberti, primeiro tratadista a teorizar a" invenção brunelleschiana", prescritível à pintura (De Pictura), no De Re Aedificatoria interdita seu recurso, investindo contra o ilusionismo nos desenhos de arquitetura. Ao longo dos séculos, a perspectiva se revestiu de significados outros, pouco contrastados ao das primícias. É propósito do presente estudo perscrutar razões de sua permanência histórica, assinalando, sob juízos pró e contra sua legitimidade artística, um" solo comum" em que se irmanam.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AA.VV. Francesco di Giorgio architetto. Milão: Electa, 1993.

AA.VV. Leon Battista Alberti. Milão: Olivetti/Electa, 1994.

ALBERTI, Leon Battista. Da pintura (1435). Trad. de Antonio da Silveira Mendonça. Campinas: Ed. Unicamp, 1989.

ALBERTI, Leon Battista. De re aedificatoria (1452). Ed. Bilíngüe. Trad. de Giovanni Orlandi. Milão: Ed. Il Polifilo, 1966.

APOLLINAIRE, Guillaume. Los pintores cubistas: Meditaciones estéticas (1913). Buenos Aires: Ed. Nueva Visión, 1964.

BALDRICH, José M. G. La interpretacion de la “scenografia” vitruviana o una disputa renascentista sobre el dibujo del proyecto. Revista de Expresion Grafica Arquitectonica, Valencia, n. 1, 1993.

BATTISTI, E. Filippo Brunelleschi (1976). Milão: Electa, 1989.

BENEVOLO, Leonardo. História de la arquitectura del Renascimiento: La arquitectura clássica (del siglo XV al siglo XVIII). Trad. de María T. Weyler. Barcelona: Gustavo Gili Ed., 1981.

BORSI, Franco. Leon Battista Alberti: opera completa (1973). Milão: Electa, 1986.

BURNS, Howard. A drawing by L. B. Alberti. Revista A. D., Londres, v. 49, n. 5-6, 1979.

BURNS, Howard. Un disegno architettonico di Alberti e la questione del rapporto fra Brunelleschi ed Alberti. In: Filippo Brunelleschi: la sua opera e il suo tempo. Firenze: Lentropi, 1980.

CHOAY, Françoise. Alberti et Vitruve. Revista A. D., Londres, v. 49, n. 5-6, 1979.

COLI, J. Um manuscrito inédito de Tommaso Minardi ou sobre os poderes da Geometria. Revista de História da Arte e Arqueologia. Campinas: Ed. Unicamp, n. 1, 1994.

DAMISCH, H. La colonne, le mur. Revista A. D., Londres, v. 49, n. 5-6, 1979.

FIEDLER, Konrad. Sobre el origen de la actividad artistica (1887). In: Escritos sobre arte. Madri: Visor, 1991.

FROMMEL, Christoph L. Sulla nascita del disegno architettonico. In: AA.VV. Rinascimento da Brunelleschi a Michelangelo. La rappresentazione dell’Architettura. Milão: Bompiani, 1994.

GOMBRICH, Ernst. El legado de Apeles. Estudios sobre el arte del Renacimiento (1976). Trad. de A. Dieterich. Madri: Alianza Ed., 1985.

HILDEBRAND, Adolf von. El problema de la forma en la obra de arte (1893). Trad. de María I. P. Aguado. Madri: Visor, 1988.

HOFFMANN, V. L’origine del sistema architettonico del Brunelleschi. In: AA.VV. Filippo Brunelleschi. La sua opera e il suo tempo. Firenze: Lentropi, 1980.

KRIS, E.; KURZ, O. Legend, myth, and magic in the image of the artist. Yale: Yale University, 1979.

LIGHT, Meg. L’edificio a pianta centrale. Lo sviluppo del disegno architettonico nel Rinascimento. Firenze: Leo S. Olschki Ed., 1984.

LOTZ, Wolfgang. La representación del espacio interior en los dibujos de arquitectura del Renacimiento Italiano (1956). In: La arquitectura del renacimiento en Italia. Estudios. Trad. de Jorge S. Avia. Madri: Hermann Blume, 1985.

MOROLLI, Gabriele. I “templa” albertiani: dal trattato alle fabriche. In: Leon Battista Alberti. A cura di J. Rykwert & A. Engel. Milão: Olivetti/Electa, 1995.

PANOFSKY, Erwin. Idea. Contribución a la historia de la teoria del arte (1924). Trad. de María T. Pumarega. Madri: Ed. Cátedra, 1985.

PANOFSKY, Erwin. La perspectiva como “forma simbólica” (1924). Trad. de Virginia Careaga. Barcelona: Tusquets Ed., 1985.

PLINIO, IL VECCHIO. Storia delle arti antiche/naturalis historia (Libri XXXIV – XXXXVI). Testo critico. Trad i commento di Silvio Ferri. Milão: Rizzoli, 2000.

PLOTINO. Sobre a beleza. In: Enéadas. Introd. e trad. de J. Igal. Madri: Ed. Gredos, 1992.

RIEGL, Aloïs. Arte tardoromana (1901). Trad. de Licia C. Ragghianti. Torino: Einaudi Ed., 1959.

TAFURI, M. Le chiese di Francesco di Giorgio Martini. In: AA.VV. Francesco di Giorgio architetto. Milão: Electa, 1993.

THOENES, Christof. “Spezie” e “Ordine” di colonne nell’architettura del Brunelleschi. In: AA.VV. Filippo Brunelleschi. La sua opera e il suo tempo. Firenze: Lentropi, 1980.

VITRUVIUS. The Ten Books on Architecture. Trad. de Frank Granger. Loeb Classical Library, Harward University Press, 1983.

WITTKOWER, Rudolf. Architectural principles in the age of humanism (1949). Londres: Academy Editions-London/Nova York: St. Martin’s Press-New York, 1988.

WITTKOWER, Rudolf. Brunelleschi y la “proporción en la perspectiva” (1953). In: Sobre la arquitectura en la edad del humanismo. Trad. de Justo G. Beramendi. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 1979.

WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da história da arte (1915). Trad. de João Azenha Jr. São Paulo: Livraria Martins Fontes Ed., 1984.

WORRINGER, W. Abstracción y naturaleza (1908). Trad. de Mariana Frenk. México-Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1966.

Downloads

Publicado

2005-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

D'Agostino, M. H. S. (2005). Os traços do visível: Sobre o" problema da representação" na arquitetura. PosFAUUSP, 18, 34-47. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i18p34-47