Paulo Mendes da Rocha:

relação entre processo de projeto da Fiesp e design thinking

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v25i47p12-33

Palavras-chave:

Projeto de arquitetura - Processos, Design Thinking, Arquitetura contemporânea brasileira, Paulo Mendes da Rocha

Resumo

Este artigo enfoca a pesquisa em Metodologia de Projeto e pretende apresentar as estratégias adotadas por Paulo Mendes da Rocha e equipe MMBB Arquitetos, durante o projeto de remodelação das áreas de acolhimento do edifício da FIESP, que ocorreu entre os anos de 1996 e 1998. O mapeamento desse processo de projeto tem como objetivo apresentar as ações adotadas sobre os problemas decorrentes deste projeto específico, na visão dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha, Milton Braga, Marta Moreira, Angelo Bucci e do engenheiro Jorge Zaven Kurkdjian. O resultado do estudo aponta para um processo caracterizado pela reflexão sobre os valores a serem construídos à situação e a estruturação inicial do problema de forma isolada por Mendes da Rocha que busca potencialidades da situação, sendo essas potencialidades intrínsecas à sua personalidade, que valoriza a inteligência das técnicas de construção, o funcionamento racional do projeto, a ligação do edifício ao contexto urbano e a proporcionalidade dos elementos que compõem o edifício...

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Alves da Silva, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

    Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Estadual de Londrina (2010), Especialista em Projeto Arquitetônico pela Universidade Estadual de Londrina (2012), Mestre em Arquitetura e Urbanismo na área de Metodologia de Projeto pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM-UEL (2016). Candidato ao Programa de Doutorado em Arquitetura e Urbanismo na área de Projeto de Arquitetura na Universidade de São Paulo.

  • Sidnei Junior Guadanhim, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Arquitetura e Urbanismo

    Professor Associado da Universidade Estadual de Londrina. Membro do corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação Associado em Arquitetura e Urbanismo PPU-UEM-UEL. Membro do NDE ? Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina. Graduado (1994) pela Universidade Estadual de Londrina e Doutor (2002) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto arquitetônico, habitação, processo de projeto.

  • Ercilia Hitomi Hirota, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Construção Civil

    Professora associada da Universidade Estadual de Londrina, atuando em pesquisas acadêmicas com ênfase em Gestão de projetos integrados e desenvolvimento de competências para a inovação da Construção Civil, professora permanente do Programa de Pós-Graduação Associado UEM-UEL strictu sensu em Arquitetura e Urbanismo, área de concentração em Metodologia de Projeto. Bolsista Produtividade CNPq, nível 2. Exerce, atualmente, o cargo de editora-chefe da Revista Ambiente Construído. Fez parte da diretoria executiva da ANTAC - Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído no período de 1995 a 2004 e 2008-2010. É atualmente coordenadora adjunta do núcleo brasileiro da rede internacional de pesquisa Zero-Energy Mass Custom Homes (ZEMCH Network).Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina (1982), obteve os títulos de mestre em Engenharia Civil (Construção) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) e de doutora em Engenharia Civil (construção) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), tendo realizado parte da tese como pesquisadora convidada da Universidade de Salford, Inglaterra.

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Publicado

2018-09-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Paulo Mendes da Rocha:: relação entre processo de projeto da Fiesp e design thinking. (2018). PosFAUUSP, 25(47), 12-33. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v25i47p12-33