A genealogia da vontade de verdade:

o acontecimento policéfalo nas Aulas sobre a vontade de saber de Michel Foucault

Autores

  • Rafael Gironi Dias Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-5920.primeirosescritos.2020.155723

Palavras-chave:

Grécia antiga, acontecimento discursivo, verdade, Foucault

Resumo

No início da década de 1970, a preocupação com uma melhor definição de práticas discursivas permeia o horizonte de pesquisas do filósofo francês Michel Foucault. A noção de acontecimento discursivo ganha proeminência em seu primeiro curso no Collège de France, Aulas sobre a vontade de saber. Apropriando-se daquilo que denomina “sistema Nietzsche”, Foucault volta-se para a emergência de uma ética da verdade na Grécia clássica que não teria sua origem em um sistema filosófico como o de Aristóteles. Nessa perspectiva, o discurso verdadeiro seria um efeito de práticas muito diversas e teria sua conformação a partir de exigências político-econômicas e jurídico-religiosas. Com isso, a exclusão do raciocínio sofístico empreendida por Aristóteles seria o efeito último de uma série de transformações que permeiam os séculos VII e VI a.C. na Grécia, e não um acontecimento discursivo único e lapidar deste tipo de relação para com o discurso verdadeiro. Foucault quer mostrar que “um acontecimento é sempre uma dispersão; uma multiplicidade. É o que passa aqui e ali; é policéfalo”.

Referências

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VERNANT, J.-P. As origens do pensamento grego. 19. ed. Rio de Janeiro: Difel, 2010.

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Publicado

2020-05-23

Como Citar

Dias, R. G. (2020). A genealogia da vontade de verdade:: o acontecimento policéfalo nas Aulas sobre a vontade de saber de Michel Foucault. Primeiros Escritos, (10), 283-312. https://doi.org/10.11606/issn.2594-5920.primeirosescritos.2020.155723

Edição

Seção

Artigos