Foco e Escopo

Primeiros Estudos - Revista de Graduação em Ciências Sociais é uma publicação eletrônica de caráter científico, com periodicidade semestral, organizada por estudantes de graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Seu objetivo é estimular e aproximar os graduandos de todo o país do cotidiano de produção e publicação de artigos, resenhas e traduções com temas vinculados às três grandes áreas que compõem o curso de Ciências Sociais, a saber: Antropologia, Ciência Política e Sociologia.

Periodicidade

A periodicidade das edições da Primeiros Estudos é semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Fontes de Apoio

Recebemos apoio dos departamentos de Antropologia, Ciência Política e Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Histórico do periódico

A iniciativa para a criação de um periódico científico para a graduação em Ciências Sociais partiu de um grupo de estudantes da Universidade de São Paulo, que se juntaram em torno da ideia de fomentar e dar visibilidade às pesquisas realizadas pelos graduandos. A ideia foi apresentada aos professores, que imediatamente acolheram a iniciativa.

Após reuniões para articular os apoios e definir o escopo da revista, a Primeiros Estudos foi oficialmente fundada em 24 de novembro de 2010, em um evento organizado por sua Comissão Executiva. O evento marcou a abertura da primeira chamada de trabalhos, e teve a presença dos professores da Comissão de Graduação do curso de Ciências Sociais da FFLCH/USP.

Um dos diferenciais da Primeiros Estudos foi o de fazer uma publicação eletrônica e gratuita, apostando na utilização do Open Journal System (OJS) para gerenciamento e publicação do conteúdo na internet, plataforma ainda incipiente em 2010 no Brasil. A aposta se mostrou frutífera: além do OJS ser o software recomendado pela CAPES para publicação eletrônica, em 2012 o Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI/USP) relançou o portal de revistas científicas da USP em OJS. Em parceria com a Seção Técnica de Informática da FFLCH/USP, iniciaram o projeto de treinamento de editores em OJS com o suporte técnico adequado. A Primeiros Estudos integra o portal de revistas da USP desde o seu lançamento, em 22 de outubro de 2012.

Durante o processo editorial do número 3 da Primeiros Estudos, outros acontecimentos contribuíram para consolidar o projeto. A Humanitas, editora da FFLCH/USP, assumiu a editoração e diagramação das nossas edições dali em diante. A seção de Traduções passou a contar com o apoio financeiro dos três departamentos do curso de Ciências Sociais da FFLCH/USP para obtenção dos direitos autoriais de textos sugeridos pelos docentes para as disciplinas ministradas na graduação. Por fim, o reconhecimento institucional da Primeiros Estudos como um periódico oficial da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), aprovado pela congregação da faculdade em 27 de setembro de 2012. A partir da edição número 3, a Comissão Executiva se tornou Comissão Editorial.