Breves apontamentos sobre a aids de cada um

Autores

  • Maycon Lopes Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i1p27-43

Palavras-chave:

análise do discurso, sociologia da saúde, saúde coletiva

Resumo

Com base em vivências e observações específicas, analiso neste ensaio diversas possibilidades de acionamento do binarismo pureza/impureza no discurso e práticas de prevenção ao HIV. Considero que, ao passo que este é fundamental para a conformação dos soropositivos como fontes de ameaça, ele atualiza a associação da epidemia ao temor e mesmo à morte – imagens muitas vezes estruturantes das táticas preventivas da saúde pública. Observo ainda a sua contextualização com o que poderíamos chamar de políticas do risco, as quais, ao instituírem o controle nas nossas relações sexuais, faz dos doentes de aids uma espécie de vítima culpada. Ao mesmo tempo, a tentativa de mudança de comportamento sexual pela via da racionalização do sexo apresenta sérios limites e gera resultados muito variáveis, uma vez que se distancia de modo considerável do imaginário erótico. Por fim, receio como algumas estratégias preventivas do próprio movimento LGBT podem incorrer na reificação dessa população como grupo de risco, categoria distintiva ante a moralização da epidemia da aids.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maycon Lopes, Universidade Federal da Bahia
    Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia, é membro do grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade (CUS), vinculado ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT), desde a fundação do primeiro, em 2007. Tendo feito parte durante dois anos do Centro de Recursos Humanos (CRH) através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), atualmente realiza intercâmbio acadêmico na Universidade do Minho (Portugal) como bolsista do programa Erasmus Mundus External Cooperation Window (União Européia), participando de dois projetos de pesquisa do Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS), da referida instituição. Tem experiência em sociologia da família e envelhecimento e em estudos queer.

Downloads

Publicado

2011-09-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Breves apontamentos sobre a aids de cada um. (2011). Primeiros Estudos, 1, 27-43. https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i1p27-43