Ethos, símbolos e imaginário religioso de um grupo de praticantes de Jeet Kune Do

Autores

  • Matheus Oliva da Costa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i2p36-58

Palavras-chave:

artes marciais, religiosidade, incorporação, imaginário, hibridação

Resumo

Neste artigo realizamos um estudo de caso em um grupo de praticantes de Jeet Kune Do (JKD), arte marcial criada pelo ator e artista marcial Bruce Lee. Objetivam-se investigar o ethos e o imaginário dos praticantes de JKD na cidade de Montes Claros, localizada no sertão norte-mineiro, focalizando seus aspectos religiosos. Realizamos uma etnografia dos treinos no Instituto Erize de Artes Marciais, norteados pela antropologia de Clifford Geertz, e analisamos os símbolos iconográficos presentes no ambiente de treinamento, percebendo que os conceitos religiosos das tradições “orientais” representados nesses símbolos movimentam o imaginário religioso dos praticantes. São perceptíveis diferentes reações dos praticantes no contato com esses símbolos e conceitos de outras culturas, havendo vários tipos de hibridações culturais. Observamos que há um sentimento de pertencimento no grupo que favorece o surgimento de um ethos e uma visão de mundo próprias dos praticantes de JKD, onde a busca por eficácia e por uma autonomia criativa (fluir) são centrais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Matheus Oliva da Costa
    Graduando em Ciências da Religião pela Universidade Estadual de Montes Claros - MG (Unimontes), atualmente no 6º periodo. De fevereiro de 2010 a março de 2011 no programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV) da Unimotes. Atualmente, bolsista da Capes pelo Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião.

Downloads

Publicado

2012-05-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ethos, símbolos e imaginário religioso de um grupo de praticantes de Jeet Kune Do. (2012). Primeiros Estudos, 2, 36-58. https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i2p36-58