Uma apresentação crítica dos conceitos de globalização hegemônica e contra-hegemônica à luz das novas manifestações populares internacionais

Autores

  • Isabella Gonçalves Miranda
  • Fábio André Diniz Merladet Universidade Federal de Minas Gerais e Programa Polos de Cidadania

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i3p7-24

Palavras-chave:

globalização, democracia, deliberação, hegemonia, contra-hegemonia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo dialogar com as teorias contemporâneas da democracia na era da globalização, propondo uma reflexão apurada sobre a emergência de novos fenômenos, atores e arranjos pós-nacionais. Na primeira parte é contextualizada a situação de crise da democracia na era da globalização e o problema do déficit democrático nas esferas transnacionais; em seguida, são apresentados dois projetos políticos, o hegemônico e o contra hegemônico, que buscam redefinir os valores e procedimentos dessa prática política. Por fim, o texto debruça-se sobre as possibilidades de desenvolvimento de uma sociedade civil global capaz de democratizar as instâncias pós-nacionais, em diálogo com a renovação da teoria deliberativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Isabella Gonçalves Miranda
    Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente participa do programa de pesquisa e extensão Pólos de Cidadania, vinculado à Faculdade de Direito da UFMG.
  • Fábio André Diniz Merladet, Universidade Federal de Minas Gerais e Programa Polos de Cidadania
    Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente participa do programa de pesquisa e extensão Pólos de Cidadania, vinculado à Faculdade de Direito da UFMG.

Downloads

Publicado

2012-10-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uma apresentação crítica dos conceitos de globalização hegemônica e contra-hegemônica à luz das novas manifestações populares internacionais. (2012). Primeiros Estudos, 3, 7-24. https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i3p7-24