Emma Cohen – Antropologia do conhecimento

Autores

  • Emma Cohen Instituto Max Planck
  • Daniela Quirino Medalla Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i3p143-158

Palavras-chave:

conhecimento, cognição

Resumo

Relatos explicativos sobre a emergência, disseminação, armazenamento, persistência e transformação do conhecimento enfrentam numerosos desafios teóricos e metodológicos. Este artigo argumenta que, embora antropólogos estejam posicionados de forma privilegiada para dirigirem-se a alguns desses desafios, seu engajamento conjunto com pesquisas relevantes de disciplinas adjacentes apresenta promessa considerável de trazer avanços para a área. Pesquisadores de diversas áreas das ciências humanas e sociais estão cada vez mais reconhecendo a importância de mecanismos corporais, cognitivos, neurais e sociais – que são conjuntamente operacionais e mutuamente contingentes – substanciando a geração e a comunicação do conhecimento. Alguns trabalhos científicos sobre cognição foram aqui revisados e usados para ilustrar como a antropologia pode, potencialmente, contribuir de forma rica não apenas em empreitadas descritivas e interpretativas, mas também para o desenvolvimento e embasamento de relatos explicativos.

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Biografia do Autor

  • Daniela Quirino Medalla, Universidade de São Paulo
    Aluna de graduação de Letras (FFLCH/USP).Graduada em Ciências Sociais (FFLCH/USP).

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Publicado

2012-10-16

Edição

Seção

Traduções

Como Citar

Emma Cohen – Antropologia do conhecimento. (2012). Primeiros Estudos, 3, 143-158. https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i3p143-158