Influências de Émile Durkheim e Henri Bergson nas tensões teóricas da teoria da memória coletiva de Maurice Halbwachs

Autores

  • Veridiana Domingos Cordeiro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i4p101-111

Palavras-chave:

teoria da memória coletiva, Halbwachs, Durkheim, Bergson

Resumo

O presente trabalho, dado o caráter fragmentado e pouco explorado da obra deMaurice Halbwachs, dá grande atenção a uma pesquisa teórica, que rastreia asprincipais influências de Halbwachs, a fim de demonstrar as possíveis consequênciasem sua teoria social da memória coletiva. Para isso, lançou-se mão da leitura de doislivros de Halbwachs referentes à memória, identificando-se, assim, a influência dopensamento durkheiminiano e bergsoniano ao longo de suas formulações. Em seguida,realizou-se uma leitura interpretativa tanto de Durkhehim, quanto de Bergson, a fim deapontar os possíveis afastamentos e aproximações que Halbwachs mantém com ambos,o que permitiu uma melhor compreensão da tensão teórica presente na teoria damemória coletiva e melhor clarificar os problemas oriundos desta tensão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Veridiana Domingos Cordeiro, Universidade de São Paulo
    Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Acabou de ingressar no Programa de Pós Graduação em Sociologia na Universiade de São Paulo. Foi pesquisadora no Instituto Brasileiro de Ciências Criminais(IBCCrim) e Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). Atualmente atua como professora na área de Sociologia na escola Lumiar.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Influências de Émile Durkheim e Henri Bergson nas tensões teóricas da teoria da memória coletiva de Maurice Halbwachs. (2013). Primeiros Estudos, 4, 101-111. https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i4p101-111