Cultura empresarial: considerações acerca de um processo seletivo para trainee

Autores

  • Karine Dutra Rocha Viana Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i6p08-25

Palavras-chave:

cultura empresarial, valores, Natura

Resumo

Este artigo parte da hipótese de que no século XXI, as empresas privadas agem de forma a conciliar seus princípios organizacionais, “missão” (como se quer chegar), “visão” (onde se quer chegar?) e “valores” aos princípios individuais de seus membros, configurando um certo estilo de cultura empresarial. Tenho como objetivo específico compreender de que forma a “visão”, a “razão de ser”, e as “crenças” da Natura se configuram como diretrizes estratégicas importantes para a consolidação de um vínculo afetivo entre seus funcionários e aqueles que aspiram fazer parte desta empresa. Para isso me pautei pela análise do Relatório Natura 2012”, pelas conversas com funcionários da empresa e por minha participação no processo seletivo para trainee “Jovens Talentos Natura 2014”. Como método analítico, parto, principalmente, das considerações de Mary Douglas e Pierre Bourdieu. Diante da argumentação tecida ao longo do trabalho, penso que a Natura, ao enfatizar suas crenças e a realização de seus princípios como sendo um dos seus maiores diferenciais e, ao recrutar pessoas que se adequem à sua cultura empresarial, é capaz de (re)produzir convenções cognitivas” tanto no interior da empresa, entre seus funcionários e colaboradores/as (consultoras/es, stakeholders etc.), quanto em relação ao público externo (mercado consumidor). Entre outras coisas, concluo, a partir do diálogo com os/as interlocutores/as desta pesquisa, que as pessoas ainda buscam trabalhar em lugares onde possam aliar seus anseios enquanto pessoas (dinheiro, reconhecimento etc.) ao tipo de cultura (ou mesmo “filosofia”) da empresa em que trabalham.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Karine Dutra Rocha Viana, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Araraquara
    Graduada e mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Araraquara. Fui bolsista Vunesp (out/2009 a dez/2013) e bolsista BAAE I (maio/2009 a set/2009). Durante a graduação, participei de atividades de Iniciação Científica do Núcleo de Estudos de Gênero e Cidadania da instituição (Outubro/2009 a Abril/2010), no qual desenvolvi pesquisas relacionadas às tecnologias reprodutivas sob orientação da Professora Doutora Lucila Scavone. Participei do extinto grupo de estudos "Lilith" (Maio/2010 a Novembro/2010), em que eram discutidos assuntos como indústria cultural, consumo, identidade e gênero, sob coordenação do Professor Doutor Dagoberto José Fonseca. Sou membro do Núcleo de estudos e pesquisa sobre sociedade, poder, organização e mercado (NESPOM) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Antropologia Contemporânea (GEPAC). Atualmente desenvolvo o projeto "A configuração das elites econômicas no estado de São Paulo através de símbolos educacionais comuns: um estudo sobre líderes empresariais formados pela FGV-EAESP", orientado pela Profª Dra. Maria Jardim na área da sociologia econômica e das elites.

Downloads

Publicado

2014-11-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cultura empresarial: considerações acerca de um processo seletivo para trainee. (2014). Primeiros Estudos, 6, 08-25. https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i6p08-25