Gênero e representação política: recrutamento para "postos críticos" em oito países latino-americanos

Autores

  • Allysson Eduardo Botelho Oliveira Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i8p48-63

Palavras-chave:

Poder legislativo, gênero, América Latina.

Resumo

O artigo tem como objetivo desenvolver análise exploratória para identificar os critérios de recrutamento “postos críticos”, cargos políticos capazes de influenciar o processo de tomada de decisão no Legislativo (Câmaras Baixas), em oito países latino-americanos: Argentina, Brasil, Bolívia, Costa Rica, Equador, México, Paraguai e Uruguai. A análise está organizada da seguinte forma: na primeira seção há a caracterização dos postos críticos, bem como a identificação das peculiaridades que tais postos podem assumir nos diversos legislativos analisados. Em seguida explicitamos as fontes e os métodos utilizados na pesquisa e, na última seção são apresentados e discutidos os resultados da pesquisa, que indicam que o percentual de mulheres na legislatura é uma variável relevante para se avaliar o recrutamento de mulheres para os postos críticos. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Allysson Eduardo Botelho Oliveira, Universidade Federal de Viçosa
    Cursei dois anos de Ciências Sociais na Universidade Federal de Viçosa, período em que participei do Programa Jovens Talentos para Ciência, financiado pela CAPES, e fui monitor de sociologia clássica. Atualmente, sou estudante de graduação em Direito na mesma instituição.

Downloads

Publicado

2017-05-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Gênero e representação política: recrutamento para "postos críticos" em oito países latino-americanos. (2017). Primeiros Estudos, 8, 48-63. https://doi.org/10.11606/issn.2237-2423.v0i8p48-63