O entre-lugar da cultura pop(ular) na América Latina

criação e crítica contemporâneas nestes trópicos

Palavras-chave: Entre-lugar, Cultura pop, América Latina, Cosmopolitismo, Valor

Resumo

Este artigo se propõe a analisar o conceito de “entre-lugar” trabalhado por Silvianno Santiago como forma de conceber a criação da cultura pop na América Latina. Busca-se defender um novo discurso em relação à cobertura da crítica cultural sobre essa cultura contemporânea. Objetiva-se compreender como a cultura pop latino-americana se conecta a uma cultura pop global, sobretudo diante do fenômeno do cosmopolitismo estético. Por fim, será abordada a questão da cultura enquanto valor com o intuito de analisar como que tal regimento pode obedecer a critérios pensados a partir das experiências culturais destes trópicos e não a critérios meramente importados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Mendes, Universidade Federal da Bahia

É mestrando em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia. E-mail: danmendes.dss@gmail.com

Referências

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.

BURKE, Peter. Hibridismo cultural. São Leopoldo: Unisinos, 2003.

CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2008.

CUNHA, Eneida Leal. A emergência da cultura e da crítica cultural. In: Cadernos de Estudos Culturais, v. 1, p. 73-82, 2009. Disponível em: http://seer.ufms.br/index.php/cadec/article/view/2184 Acesso em: 23/10/2019.

DIAS, Marcia Tosta. Os donos da voz: indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo Editorial, 2000.

EAGLETON, Terry. A cultura em crise. In: A ideia de cultura. Lisboa: Temas e Debates, 2003. p. 49-71.

FOUCAULT, Michel. Aula de 5 de janeiro de 1983. In: O governo de si e dos outros: curso no Collège de France (1982/1983). São Paulo: Martins Fontes, 2010. p. 25-39.

FRITH, Simon. Performing Rites: on the value of popular music. Cambridge/Massachusett: Havard University Press, 1996.

JANOTTI JR., Jeder. Simon Frith: sobre o valor da música popular midiática. In: Comunicação e estudos culturais. GOMES, Itania; JANOTTI JR., Jeder. (Orgs.). Salvador: Edufba, 2011. p. 133-145.

JANOTTI JR., Jeder. (2015). Cultura pop: entre o popular e a distinção. In: Cultura pop. SÁ, Simone Pereira de; CARREIRO, Rodrigo; FERRARAZ, Rogério. (Orgs.). Salvador: Edufba; Brasília: Compós. p. 45-56.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura-mundo: respostas a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1997.

MIGNOLO, Walter. Historias locales, diseños globales: colonialidad, conocimientos subalternos y pensamiento fronterizo. Madrid: Akal, 2003.

MIGNOILO, Walter. La idea de América Latina: la herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa Editorial, 2007.

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. LANDER, Edgardo (Org.). Buenos Aires: CLACSO, 2005.

REGEV, Motti. Pop-Rock Music: Aesthetic Cosmopolitanism in Late Modernity. Cambridge: Polity, 2013.

SANTIAGO, Silviano. O entre-lugar do discurso latino-americano. In: Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre a dependência cultural. Rio de Janeiro: Rocco, 2000. p. 9-26.

SOARES, Thiago. Percursos para estudos sobre música pop. In: Cultura pop. SÁ, Simone Pereira de; CARREIRO, Rodrigo; FERRARAZ, Rogério. (Orgs.). Salvador: Edufba; Brasília: Compós, 2015. p. 19-33.

VLADI, Nadja. O sotaque pop da sofrência: as estratégias de comunicação do arrocha para se posicionar como música pop mundial. Rio de Janeiro: Intercom, 2015.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade: de Coleridge a Orwell. Petrópolis: Vozes, 2011.

WILLIAMS, Raymond (1961). The Long Revolution. Londres: Chatto & Windus.

WILLIAMS, Raymond (1979). Conceitos básicos - cultura. In: Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar. p. 16-26.

Publicado
2019-12-25
Como Citar
Mendes, D. (2019). O entre-lugar da cultura pop(ular) na América Latina. Brazilian Journal of Latin American Studies, 18(34), 35-51. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.160447
Seção
Artigos