América Latina e a onda progressista

réquiem para um sonho

Palavras-chave: América Latina, Onda Progressista, Bolivarianismo, Dependência, Extrativismo

Resumo

Este texto é uma resenha do livro “Uma história da onda progressista sul-americana (1998-2016)”, de Fabio Luis Barbosa dos Santos. Resultado de pesquisas de campo em onze países, o livro apresenta uma análise bem-informada sobre os alcances e limites da onda progressista, explicando as particularidades de cada situação nacional e identificando seu movimento histórico comum. O fenômeno da onda progressista é entendido em sua heterogeneidade, não como um conjunto de governos, mas como um momento histórico. Ao explicar seus dilemas nacionais, o autor conseguiu traçar um quadro das suas correlações regionais e determinações compartilhadas. As tensões específicas de cada governo são analisadas a partir das suas alianças de classe, apoios e fraturas com os movimentos sociais e com as oligarquias, bem como os matizes de diferentes estratégias de integração. Ao problematizar o consenso extrativista, o autor propõe uma compreensão histórico-estrutural dos impasses da conjuntura latino-americana, recolocando a dependência e a desigualdade como fortalezas que obstruem os horizontes da transformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Salém Vasconcelos, Universidade de São Paulo

Doutoranda em História Econômica na Universidade de São Paulo (USP), Mestra em Desenvolvimento Econômico pela UNICAMP e Bacharel em História pela USP. Autora de "História Agrária da Revolução Cubana: dilemas do socialismo na periferia" (ed. Alameda/FAPESP, 2016).

 

Referências

DOS SANTOS, Fabio Luis Barbosa. Uma história da onda progressista sul-americana (1998-2016). 2ª ed. São Paulo: Elefante, 2019.

DOS SANTOS, Fabio Luis Barbosa (ORG.). Pedagogia da viagem: Colômbia e Venezuela. São Paulo: Memorial da América Latina, 2017.

DOS SANTOS, Fabio Luis Barbosa (ORG.). Pedagogia da viagem: Peru e Bolívia. São Paulo: Memorial da América Latina, 2018.

DOS SANTOS, Fabio Luis; VASCONCELOS, Joana Salém & DESSOTI, Fabiana Rita (ORG.). Cuba no século XXI: dilemas da revolução. São Paulo: Elefante, 2017.

DOS SANTOS, Fabio Luis; DESSOTI, Fabiana Rita & FRANZONI, Marcela (ORG.). México e os desafios do progressismo tardio. Elefante: São Paulo, 2018.

RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Hambre de huelga. Morelos: Mirada Salvaje, 2014.

Publicado
2019-12-26
Como Citar
Vasconcelos, J. (2019). América Latina e a onda progressista. Brazilian Journal of Latin American Studies, 18(34), 200-208. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.160898
Seção
Resenhas