Os percursos da democracia na América Latina

uma percepção através de “América Latina em seu labirinto: Democracia e autoritarismo no século XXI” de Pereira da Silva

Palavras-chave: América Latina, Democracia, Autoritarismo, Estabilidade Política, Novos Golpes

Resumo

Em “América Latina em seu labirinto: Democracia e autoritarismo no século XXI”, Fabricio Pereira da Silvaexpõe ao longo de artigos as particularidades e desafios dos cientistas sociais nas avaliações sobre a democracia na América Latina. Inicia com a "onda rosa"— fenômeno em que partidos de esquerda foram eleitos — passando por suas particularidades e avaliações, até o recente momento dos neogolpes. Esta resenha tem como propósito apresentar os elementos principais das pesquisas feitas por Pereira da Silva, com as particularidades identificadas pelo autor e a importância do senso crítica para romper com determinada hegemonia no campo estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Pimenta Bueno, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pesquisadora Centro de Análise de Instituições, Políticas e Reflexões da América e da África (CAIPORA). Bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ. E-mail: maripimentabueno@gmail.com.

Referências

MIGUEL, Luís Felipe. “Prefácio” in América Latina em seu labirinto: Democracia e autoritarismo no século XXI. Rio de Janeiro: Ponteio, 2019.

PANIZZA, Francisco. La Marea Rosa. Análise de Conjuntura OPSA, n. 8, 2006.

PEREIRA DA SILVA, F. América Latina em seu labirinto: Democracia e autoritarismo no século XXI. Rio de Janeiro: Ponteio, 2019.

QUIJANO, Aníbal. "Colonialidad del poder y clasificación social". In Castro-Gómez, Santiago, and Ramón Grosfoguel, (eds.) El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Siglo del Hombre editores, 2007.

SARTORI, Giovanni. 1970. Concept Misformation in Comparative Politics. The American Political Science Review. Vol.64, nº 4:1033-1053. 1970.

Publicado
2019-12-30
Como Citar
Bueno, M. (2019). Os percursos da democracia na América Latina. Brazilian Journal of Latin American Studies, 18(35), 203-210. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2019.161725
Seção
Resenhas