Como entender o descolonial? Releitura de Ch’ixinakax utxiwa. Una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2020.165601Palavras-chave:
ch'ixi, Mundo Andino, Práticas Descolonizadoras, Multiculturalismo, Modernidade IndígenaResumo
Em Ch’ixinakax utxiwa. Una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores (Tinta Limón, Buenos Aires, 2010), Silvia Rivera Cusicanqui (La Paz, Bolívia, 1949), realiza uma análise crítica descolonizadora do social a partir de noções e conceitos do mundo andino. O livro é organizado em três partes ou capítulos, El otro bicentenario; Sociología de la Imagen. Una visión desde la historia colonial andina; e Ch´ixinakax utxiwa. Una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores. A análise crítica que propõe a autora, parte da compreensão e reivindicação da concepção indígena do mundo. O livro assume como noção central o ch’ixi, conceito aymara que é a base para o desenvolvimento das críticas e propostas de descolonização. Estas se revelam em, ao menos, dois caminhos. Por um lado, as críticas aos modos ocidentais de construção da história andina e, por outro, as estratégias do discurso multicultural.
Downloads
Referências
POMA DE AYALA, G. El primer nueva corónica y buen gobierno. Edición anotada y comentada por Rolena Adorno, John Murra y Jorge Urioste, México: Siglo XXI, 1980.
RIVERA CUSICANQUI, S. Ch’ixinakax utxiwa. Una reflexión sobre prácticas y discursos decolonizadores. Buenos Aires: Tinta Limón, 2010.
RIVERA CUSICANQUI, S. Un mundo ch´ixi es posible. Ensayos desde un presente en crisis. Buenos Aires: Tinta Limón, 2018.
STEFANONI, P. Antiprogresismo. Un fantasma que recorre América Latina. Nueva Sociedad, Buenos Aires: oct. 2018. Disponível em: http://nuso.org/articulo/antiprogresismo/ Acesso em: 8 nov. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A BJLAS adota a política de Acesso Livre (Libre Open Access), sob o acordo padrão Creative Commons (CC BY-NC-ND 4.0). O acordo prevê que:
- A submissão de texto autoriza sua publicação e implica compromisso de que o mesmo material não esteja sendo submetido a outro periódico. O original é considerado definitivo;
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com necessário reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, repositórios específicos, em sítios eletrônicos ou na sua página pessoal eletrônica) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- A difusão em repositórios, páginas pessoas e outros meios será da versão já pulicada do manuscrito (post-print da revista, versão final dos editores - publishers's final version)
- Ao depositar o manuscrito publicado pela BJLAS em sítios eletrônicos terceiros, o(a) autor(a) deverá observar:
- O (a) autor (a) deverá informar através de declaração que que o manuscrito foi originalmente publicado pela Brazilian Journal of Latin american Studies
- O (a) autor (a) deverá incluir o link do identificador DOI quando depositar o manuscrito publicado pela BJLAS em repositórios e sítios eletrônicos
- Não há período de embargo para o depósito do manuscrito em repositórios e sítios eletrônicos terceiros.
- O detentor dos direitos autorais da revista, exceto os já acordados no acordo de Libre Open Access (CC BY-NC-ND 4.0), é o Programa de Pós-graduação Integração da América Latina.