ACREDITAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA: OS CASOS DA ARGENTINA E DO BRASIL NO CONTEXTO DO MERCOSUL

Autores

  • Gladys Beatriz Barreyro Faculdade de Educação; Programa Interunidades em Integração da América Latina.
  • Silvana Lorena Lagoria Universidad Nacional de Córdoba.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2010.82391

Palavras-chave:

Organizações Internacionais, Política Social.

Resumo

A crescente internacionalização da educação superior, as mudanças ocorridas ao redor
do chamado Pacto de Bolonha e a integração regional latino-americana, especialmente no
cone sul, com o desenvolvimento do Mercosul educacional têm incentivado a preocupação com
a qualidade e comparabilidade de cursos e instituições de educação superior. O texto recupera
o contexto de surgimento da avaliação da educação superior na América Latina e analisa os
sistemas de avaliação e acreditação da educação superior na Argentina e no Brasil. Focaliza a
análise em aspectos como: as características de cada um dos sistemas de educação superior,
breve história das experiências de avaliação da educação superior de cada país, concepções de
avaliação, instrumentos e tipos de avaliações, função da avaliação e agências.

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Publicado

2010-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ACREDITAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA: OS CASOS DA ARGENTINA E DO BRASIL NO CONTEXTO DO MERCOSUL. (2010). Brazilian Journal of Latin American Studies, 9(16), 07-27. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2010.82391