PROJETOS TUNING E TUNING AMÉRICA LATINA: AFINANDO OS CURRÍCULOS ÀS COMPETÊNCIAS

Autores

  • Maria Idati Eiró Faculdade de Educação; Programa Interunidades em Integração da América Latina. Universidade de São Paulo.
  • Afrânio Mendes Catani Programa Interunidades em Integração da América Latina. Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2011.82453

Palavras-chave:

América Latina, Política Social.

Resumo

A convergência do ensino superior na União Europeia, por meio do acordo de Bolonha,
é uma realidade. Neste acordo, está prevista uma reforma curricular universitária que se propõe a
alinhar a formação ao mercado laboral. A forma como os países encontraram para redefinir seus
currículos foi a união em torno do projeto Tuning. O objetivo do presente artigo é apresentar e
discutir o projeto Tuning e seu correspondente latino-americano, sendo a principal conclusão que
os Projetos Tuning, tanto na União Europeia quanto na América Latina, servem aos propósitos
dos setores produtivos, encontrando respaldo nas estruturas capitalistas dos blocos econômicos
em que estão inseridos.

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Publicado

2011-06-01

Como Citar

Eiró, M. I., & Catani, A. M. (2011). PROJETOS TUNING E TUNING AMÉRICA LATINA: AFINANDO OS CURRÍCULOS ÀS COMPETÊNCIAS. Brazilian Journal of Latin American Studies, 10(18), 105-125. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2011.82453

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