Perspectivas desde o Sul Global

uma análise do ciclo comum de estudos da Unila

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2020.167981

Palavras-chave:

Currículo, Internacionalização, América Latina, Contra-hegemonia, UNILA

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar um estudo do currículo do Ciclo Comum de Estudos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), à luz de uma perspectiva crítico-emancipatória. Ao tomar como base a proposta da Universidade em se voltar para uma integração latino-americana e caribenha, bem como em oferecer uma proposta pedagógica fomentada pela enunciação de conhecimentos que foram historicamente marginalizados pela cultura eurocêntrica, a pesquisa se orienta por articular essa ideia a uma proposta de internacionalização da educação superior, a partir de uma visão contra-hegemônica e descolonial desse processo. A análise curricular do Ciclo Comum de Estudos visa demonstrar e discutir de que maneira esse currículo foi pensado, considerando tanto a questão identitária latino-americana, assim como a internacionalização universitária calcada nos termos da cooperação, da integração e da solidariedade.

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Biografia do Autor

  • Patrícia Hehs Spencer de Paula, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Mestre em Educação pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS) da PUC-SP, vinculada ao Grupo de Pesquisa Movimentos Migratórios e Educação. E-mail: patriciahehs@outlook.com

     

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Publicado

2020-07-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Perspectivas desde o Sul Global: uma análise do ciclo comum de estudos da Unila. (2020). Brazilian Journal of Latin American Studies, 19(36), 64-88. https://doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2020.167981