O self dialógico em desenvolvimento: um estudo sobre as concepções dinâmicas de si em crianças

Autores

  • Sandra Ferraz de Castillo Dourado Freire Universidade de Brasília; Faculdade de Educação
  • Angela Uchoa Branco Universidade de Brasília; Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-6564D20160001

Resumo

O presente estudo investiga as transformações do self no contexto escolar em perspectiva dialógica e desenvolvimental. Apresenta o construto concepções dinâmicas de si (CDS) como unidade de análise do processo de transformação de Kelly, uma estudante de quinto ano em uma escola pública. A metodologia qualitativa e interdisciplinar incluiu observações, entrevistas e sessões de grupo focal. A análise priorizou os episódios de qualificação subjetiva na autonarrativa e nas interações sociais, identificação e categorização dos múltiplos indicadores dos posicionamentos pessoais e análise. Resultados destacam que alguns processos envolvidos na transformação subjetiva das crianças em períodos de transição são caracterizados por significativas alterações nas trajetórias das CDS e indicam que o salto desenvolvimental do self dialógico pode ser realizado pela motivação e pelo desejo de mudança do sujeito, mediante a construção de recursos semióticos socioafetivos integrados a fatores contextuais que atuam como catalisadores e potencializam as CDS em emergência.

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Publicado

2016-08-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

O self dialógico em desenvolvimento: um estudo sobre as concepções dinâmicas de si em crianças . (2016). Psicologia USP, 27(2), 168-177. https://doi.org/10.1590/0103-6564D20160001