Limites da consciência de professores a respeito dos processos de produção e redução do bullying

Autores

  • Pedro Fernando da Silva Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade
  • Cintia Copit Freller Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade
  • Lucas Stefano de Lima Alves Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade
  • Gabriel Katsumi Saito Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-656420150129

Palavras-chave:

Teoria Crítica, bullying, consciência, professores, escola

Resumo

Orientados pela Teoria Crítica da Sociedade, analisamos o conteúdo de entrevistas de 17 professores de cinco escolas públicas paulistanas acerca do que produz o bullying e do que deve ser feito para reduzi-lo. Identificamos três categorias de respostas: as que expressam consciência crítica a respeito de sua produção e redução; as que denotam engajamento em relação a seu combate, mas consciência restrita a respeito de suas causas; e as que apresentam consciência restrita em ambos os casos. Como a consciência fragilizada se destacou na maioria dos casos, concluímos que ampliar ações destinadas à formação conceitual a fortaleceria junto a profissionais que se propõem a enfrentar esse tipo de violência, quer seja por meio da intervenção direta, do desenvolvimento de pesquisas ou da proposição de políticas públicas.

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Publicado

2017-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Limites da consciência de professores a respeito dos processos de produção e redução do bullying. (2017). Psicologia USP, 28(1), 44-56. https://doi.org/10.1590/0103-656420150129