A dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas

  • Beatriz Alves Viana Universidade Federal do Ceará
  • Luis Achilles Rodrigues Furtado Universidade Federal do Ceará
  • Camilla Araújo Lopes Vieira Universidade Federal do Ceará
  • Adeline Annelyse Marie Stervinou Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: lalíngua, música, autismo, psicanálise

Resumo

Este artigo resulta da experiência com autistas em uma extensão universitária articulada à rede de saúde mental e a um serviço de psicologia. Investiga-se a relação de lalíngua com a música e estabelece suas contribuições à clínica do autismo. Para tanto, foi feita a leitura de textos nos campos da psicanálise e da música. Como material explorado, utilizaram-se relatos de experiência de profissionais e trabalho no grupo de extensão. A relação de lalíngua com a música é apresentada a partir da consideração dos jogos rítmicos de presença e ausência do som no decorrer do tempo que trazem elementos marcantes à própria constituição do sujeito, situando-nos diante de uma diacronia, também presente em lalíngua. Com isso, pode-se pensar como o estudo desse conceito nos auxilia na compreensão da relação primordial do sujeito com Outro, especialmente no autismo.
Publicado
2017-12-01
Seção
Artigos Originais