Portal da USP Portal da USP Portal da USP

A dimensão musical de lalíngua e seus efeitos na prática com crianças autistas

Beatriz Alves Viana, Luis Achilles Rodrigues Furtado, Camilla Araújo Lopes Vieira, Adeline Annelyse Marie Stervinou

Resumo


Este artigo resulta da experiência com autistas em uma extensão universitária articulada à rede de saúde mental e a um serviço de psicologia. Investiga-se a relação de lalíngua com a música e estabelece suas contribuições à clínica do autismo. Para tanto, foi feita a leitura de textos nos campos da psicanálise e da música. Como material explorado, utilizaram-se relatos de experiência de profissionais e trabalho no grupo de extensão. A relação de lalíngua com a música é apresentada a partir da consideração dos jogos rítmicos de presença e ausência do som no decorrer do tempo que trazem elementos marcantes à própria constituição do sujeito, situando-nos diante de uma diacronia, também presente em lalíngua. Com isso, pode-se pensar como o estudo desse conceito nos auxilia na compreensão da relação primordial do sujeito com Outro, especialmente no autismo.

Palavras-chave


lalíngua; música; autismo; psicanálise

Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-656420170011

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Psicologia USP

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.