Autismo em causa: historicidade diagnóstica, prática clínica e narrativas dos pais

Autores

  • Cristina Merlleti Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-656420170062

Palavras-chave:

autismo, família, diagnóstico, psicopatologia, psicanálise

Resumo

Apresentaremos alguns desafios enfrentados no trabalho psicanalítico institucional com crianças diagnosticadas autistas. As narrativas recorrentes dos pais sobre o diagnóstico médico e sobre a relação estabelecida com seus filhos ilustrarão nossas discussões. Ressaltaremos a importância de uma posição crítica dos profissionais diante dos rumos de uma diagnóstica totalitária e atemporal incidindo na compreensão do sofrimento humano e das psicopatologias em nossa época. O mal-estar gerado diante de indivíduos à margem do laço social produzem, como efeito, a busca de sua reabilitação funcional e de sua adequação comportamental. A Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Autismo, reivindicada a partir do mal-estar e da luta de seus familiares, sofre a incidência do discurso cientificista contemporâneo na direção de sua pretensa universalidade. Tal política garante não somente conquistas legítimas na condição da cidadania da pessoa com autismo, mas fomenta, por outro lado, sua tutela jurídica e anônima, objetalizando-a.

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Publicado

2018-01-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Autismo em causa: historicidade diagnóstica, prática clínica e narrativas dos pais. (2018). Psicologia USP, 29(1), 146-151. https://doi.org/10.1590/0103-656420170062