O estudo de casos múltiplos:

estratégia de pesquisa em psicanálise e educação

Autores

  • Cristiana Carneiro Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/0103-656420170151

Palavras-chave:

estudos de caso, metodologia de pesquisa, psicanálise, educação

Resumo

O estudo de casos será discutido como metodologia de pesquisa na articulação entre psicanálise e educação. Tal discussão se insere no trabalho efetuado pela parceria entre o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nipiac-UFRJ), o Instituto de Psiquiatria (UFRJ), a Faculdade de Educação da UFRJ e da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde casos de crianças e adolescentes com entraves na escolarização foram objeto de análise. Pela temática do mal-estar na escolarização, o estudo de casos aliado à pesquisa-intervenção se ofereceu propício para a análise de fenômenos contemporâneos inseridos em contextos de vida real. Discute-se aqui sobre a importância da definição dos casos, da questão de estudo e produção do material, sua organização e análise, bem como possíveis resultados e produtos. Por fim, é tecida uma reflexão sobre os desafios metodológicos encontrados na realização da pesquisa.

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Publicado

2018-10-08

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O estudo de casos múltiplos:: estratégia de pesquisa em psicanálise e educação. (2018). Psicologia USP, 29(2), 314-321. https://doi.org/10.1590/0103-656420170151