Pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano

uma pesquisa com adolescentes em medida socioeducativa

  • Vinicius Coscioni Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia
  • Danielly Bart do Nascimento Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento
  • Edinete Maria Rosa Universidade Federal do Espírito Santo, Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento
  • Sílvia Helena Koller Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia
Palavras-chave: metodologia, psicologia do desenvolvimento, adolescente em conflito com a lei

Resumo

Este artigo tem por objetivos: (1) apresentar os pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH); e (2) relatar de que forma esses pressupostos influenciaram a condução de uma pesquisa com adolescentes em medida socioeducativa. Apresentam-se as fases da TBDH, destacando-se a transformação de uma abordagem centrada no contexto a uma teoria que enfatiza os processos cotidianos. Os elementos do Modelo PPCT (Processo-Pessoa-Contexto-Tempo) são discutidos e sugerem-se delineamentos metodológicos como forma de acessá-los em uma pesquisa. Um estudo conduzido com adolescentes em medida socioeducativa é apresentado como forma de operacionalizar o uso da teoria em uma atividade investigativa. A formulação do problema de pesquisa, o delineamento do método e a interpretação dos resultados são discutidos à luz dos pressupostos teórico-metodológicos característicos da teoria.

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Publicado
2018-12-31
Como Citar
Coscioni, V., Nascimento, D., Rosa, E. M., & Koller, S. (2018). Pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Psicologia USP, 29(3), 363-373. https://doi.org/10.1590/0103-656420170115
Seção
Artigos Originais