Lenguaje, sistemas de significación y pensamiento formal en adolescentes sordos: el lenguaje revestido de operación
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-51771991000100004Palavras-chave:
Surdos, Adolescentes, Provas Piagetianas, Pensamento, LinguagemResumo
O objetivo da pesquisa é conhecer o pensamento operatório-formal num grupo de adolescentes surdos, mas com ênfase na linguagem. Esses adolescentes realizaram uma das experiências citadas no livro"Da lógica da criança à lógica do adolescente" de B. Ihnelder & J. Piaget, A hipótese é que a linguagem dos adolescentes surdos está revestida de um papel de operação, sendo a máxima expressão como um resultado da lógica desse pensamento. Esse papel de"operação" proviria de estruturas prévias, começando pela linguagem como uma das primeiras ações a serem apreendidas pela criança surda. Assim, a linguagem seria também um sistema de significação.Downloads
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Publicado
1991-01-01
Edição
Seção
Artigos Originais
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Como Citar
Lenguaje, sistemas de significación y pensamiento formal en adolescentes sordos: el lenguaje revestido de operación . (1991). Psicologia USP, 2(1-2), 33-47. https://doi.org/10.1590/S1678-51771991000100004