A produção do fracasso escolar: a trajetória de um clássico
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0103-65642011005000023Palavras-chave:
Fracasso escolar, Psicologia educacional, Professores, EscolasResumo
Publicado pela primeira vez há mais de duas décadas, A Produção do Fracasso Escolar, de Maria Helena Souza Patto, segue sendo uma obra de referência para pesquisadores em educação, gestores de sistemas e professores. Como explicar sua longevidade e fecundidade em um campo tão marcado pela rápida obsolescência de autores, teorias e perspectivas educacionais? No presente artigo apresentamos duas hipóteses complementares para essa sólida trajetória de sua obra. A primeira delas diz respeito ao potencial elucidativo de seu estudo que, recusando o jargão e os procedimentos cientificistas que apagam a concretude do real em favor de uma linguagem matematizada e padronizadora, apresenta um quadro significativo e complexo do cotidiano de uma instituição escolar e dos agentes nela envolvidos. Em suas análises emerge a singularidade desses agentes, tantas vezes obscurecidas por rótulos e fórmulas abstratas. Por outro lado, em sua pesquisa a peculiaridade do cotidiano de uma instituição não se desliga dos condicionantes históricos de natureza política e social que têm marcado as concepções e práticas educativas em nossa sociedade.Downloads
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Publicado
2011-09-01
Edição
Seção
Sobre Maria Helena Souza Patto
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Como Citar
A produção do fracasso escolar: a trajetória de um clássico. (2011). Psicologia USP, 22(3), 569-578. https://doi.org/10.1590/S0103-65642011005000023