Dificuldade de aprendizagem e saber idealizado no outro

  • Crístia Rosineire Corrêa Universidade Federal de Juíz de Fora; Faculdade de Educação; Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

O artigo discute, a partir da abordagem psicanalítica de Freud e Lacan, a relevante problemática das dificuldades de aprendizagem quando se apresentam na vertente sintomática. Argumenta que de um lado a aprendizagem se sustenta na suposição de que o Outro sabe, mas, de outro, podemos verificar nos quadros de dificuldade de aprendizagem vicissitudes que colocam em questão a relação do sujeito com o saber e que nos conduzem para outra dimensão dessa problemática do estatuto do saber no Outro. Trata-se nesse campo somente de um Outro que não sabe ou pode emergir também um Outro cujo saber é excessivamente idealizado? Nesse sentido, o artigo trata da dimensão do Ideal presente nas dificuldades de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2015-04-01
Como Citar
Corrêa, C. (2015). Dificuldade de aprendizagem e saber idealizado no outro . Psicologia USP, 26(1), 71-79. https://doi.org/10.1590/0103-656420130012
Seção
Artigos Originais